Irã alerta Trump que pode sair de Tratado de Não Proliferação Nuclear

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 24 de abril de 2018 as 13:26, por: CdB

Trump disse que, a menos que seus aliados europeus consertem o que chamou de “defeitos terríveis” do acordo até 12 de maio, ele reativará as sanções econômicas dos EUA contra Teerã, o que seria um golpe duro no pacto

Por Redação, com Reuters – de Londres:

Uma autoridade iraniana de alto escalão disse nesta terça-feira que Teerã pode se retirar de um tratado concebido para deter a disseminação de armas nucleares se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonar o acordo nuclear que o Irã assinou com potências mundiais em 2015.

Secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, Ali Shamkhani

Trump disse que, a menos que seus aliados europeus consertem o; que chamou de “defeitos terríveis” do acordo até 12 de maio; ele reativará as sanções econômicas dos EUA contra Teerã, o que seria um golpe duro no pacto.

As outras potências que o firmaram; China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha; disseram querer preservar o pacto; que impôs limites ao programa nuclear iraniano em troca da suspensão da maioria das sanções internacionais.

Coletiva

Em uma coletiva de imprensa transmitida pela televisão estatal; o secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, Ali Shamkhani; disse que a Organização de Energia Atômica de seu país está pronta; para algumas “ações surpreendentes” se o acordo for descartado.

Respondendo a uma pergunta sobre a possibilidade de Teerã se desligar do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), Shamkhani respondeu: “Esta é uma de três opções que estamos cogitando”.

O objetivo do TNP, que entrou em vigor em 1970, é conter o avanço do desenvolvimento de armas nucleares e garantir o direito de todos os membros de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos. As cinco potências nucleares originais – EUA, China, Rússia, Reino Unido e França – também devem reduzir gradualmente seus arsenais.

TNP

O Irã é um integrante estatal do TNP não dotado de armas nucleares desde sua criação. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, também alertou Trump nesta terça-feira; a permanecer filiado ao acordo nuclear ou enfrentar “consequências graves”.

– Estou dizendo àqueles na Casa Branca que se eles não fizerem jus aos seus compromissos… o governo iraniano reagirá com firmeza – disse Rouhani em um discurso.

Tabriz

– O Irã está preparado para todas as situações possíveis – acrescentou ele diante de uma multidão entusiasmada de milhares de pessoas na cidade de Tabriz.

Teerã disse que intensificará seu programa nuclear se o pacto fracassar.

O presidente francês, Emmanuel Macron está em Washington tentando convencer Trump a não retirar os EUA do acordo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *