Irã derruba drone sobre cidade portuária no sul do país

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 8 de novembro de 2019 as 12:47, por: CdB

A mídia iraniana informou nesta sexta-feira que o Irã abateu um avião não tripulado sobre a cidade portuária de Mahshahr.

Por Redação, com Reuters e Sputnik – de Dubai

A mídia iraniana informou nesta sexta-feira que o Irã abateu um avião não tripulado sobre a cidade portuária de Mahshahr, no sul do país, sem fornecer mais detalhes.

Irã teria derrubado drone perto de porto às margens do golfo Pérsico
Irã teria derrubado drone perto de porto às margens do golfo Pérsico

“O Exército do Irã derrubou um drone desconhecido na cidade portuária de Mahshahr”, informou a agência de notícias semi-oficial Tasnim.

Outros veículos de notícias iranianos publicaram a mesma informação, sem detalhar se era um avião militar ou civil. As autoridades iranianas não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

A agência Isna e o YJC, um afiliado da emissora estatal do Irã, disseram que “um objeto voador desconhecido” foi abatido pelo Exército iraniano, acrescentando que a informação ainda não tinha sido confirmada pelas autoridades iranianas.

EUA

Em junho, o Irã abateu um drone de vigilância dos EUA, que a Guarda Revolucionária iraniana disse estar sobrevoando o sul do país. Os EUA disseram que o avião norte-americano foi derrubado pelo Irã no espaço aéreo internacional sobre o Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.

As relações entre o Irã e os Estados Unidos pioraram desde o ano passado, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, retirou o país do acordo nuclear de 2015 do Irã com potências mundiais e restabeleceu as sanções ao país.

Espaço aéreo

Um drone foi abatido por ter violado o espaço aéreo iraniano, segundo declaração publicada pelo Exército do país.

“Esse passo decisivo e o lançamento de míssil ocorreram em decorrência da violação do espaço aéreo do país por um drone estrangeiro”, de acordo com comunicado publicado no site oficial do Exército do Irã.

O Exército iraniano abateu uma aeronave não identificada sobre a província de Cuzistão utilizando um míssil Mersad terra-ar, segundo a agência de notícias Tasnim.

O governador do Cuzistão, Gholamreza Shariati, reportou que o Exército já localizou os destroços do drone em uma área pantanosa e já iniciou uma investigação sobre o incidente. Ele também confirmou à IRNA que o dispositivo abatido se trata de um drone estrangeiro violador do espaço aéreo do país.

Até o momento, não há informações se o dispositivo era um drone comercial ou militar.

Vale observar que, em junho, o Irã abateu um drone de reconhecimento dos EUA no estreito de Ormuz, que, segundo Teerã, havia violado o espaço aéreo do país.

Tensões regionais permanecem cobrindo Teerã devido ao colapso do acordo nuclear com as potências mundiais, em consequência da saída unilateral norte-americana há mais de um ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *