<i>Legião Urbana</i> continua lançando discos depois de 8 anos da morte de Renato Russo

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Abril de 2004 às 08:55, por: CdB

Renato Russo morreu em outubro de 1996 e semana passada a gravadora EMI lançou disco novo da Legião Urbana: As Quatro Estações ao Vivo. Enquanto fãs fiéis consomem tudo que pinta pela frente (uma exposição no CCBB de Brasília, por exemplo, é sucesso reunindo tudo sobre Renato Russo), os dois legionários restantes tocam seus barcos. O guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá não pararam. "Passei janeiro e fevereiro praticamente em função desse projeto, entre selecionar o melhor do material, relacionar a montagem das seqüências", conta Dado.

Já Bonfá, que esta semana lança seu segundo álbum, Bonfá + Videotracks, não participou da concepção do disco e manda avisar que não quer mais associar sua imagem à Legião Urbana, onde tocou por 20 anos. Mas isso não parece ser problema para Dado. "Chega a ser emocionante essa relação com um instantâneo de um tempo que passou", acredita Villa-Lobos. Mas ele admite que não teria paciência de fazer isso muito tempo. "Tirando os projetos da gravadora, me relaciono o mínimo com os assuntos da Legião. Existe uma nova dinâmica a partir da morte do Renato que é bem chata: advogados, parentes, assistentes que tentam tomar essas coisas de assalto e enchem bem a paciência em geral", explica.

Então, depois do disco na praça, o guitarrista volta aos seus projetos pessoais. Depois de compor duas trilhas para cinema e manter por anos a gravadora independente Rock it!, ele retoma uma idéia que começou faz tempo: a do lançamento do disco solo Dado & O Reino Animal. "Tenho dedicado este último mês a terminar meu disco", conta, antes de dar dicas do que vem por aí. "É um projeto pessoal onde conto com parceiros de ontem e de hoje", diz.

Já Marcelo Bonfá sai agora com o sucessor de O Barco Além do Sol, seu primeiro álbum solo, lançado em 2000. Ele não participou da preparação do disco novo da Legião, nem fala do assunto. Mas no material que promove o CD que vai botar na praça, diz o que tem feito. "Gosto de construir harmonias climáticas, de onde, posteriormente, tento retirar as letras para as músicas", descreve. Um dia, começou a pensar que as canções poderiam ser atreladas a imagens. E aí surgiu a idéia de Videotracks. "Remixei em menos de uma semana sete faixas que seriam as bases para o vídeos", conta.

Então, entregou Caminho do Meio, Canção de Despedida, A Lua nos Olhos, Sem o teu Amor, Intolerância, Primavera e Ao Menos Você Sabe para sete amigos diretores e os deixou à vontade para criar. O resultado é que o disco sai com um DVD bônus que contém cada um dos vídeos feitos. Com o trabalho nas lojas, é provável que Marcelo Bonfá caia na estrada, o que deve aumentar ainda mais a distância do companheiro. "Não nos encontramos muito ultimamente. Ele esteve muito ocupado com a finalização e lançamento do disco dele", conta Dado.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo