Ligas europeias se opõem a planos de expansão de Copa e Mundial de Clubes

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Futebol, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 17 de abril de 2018 as 14:27, por: CdB

A Fifa planeja expandir a Copa de 32 para 48 seleções no torneio de 2026, mas seu presidente, Gianni Infantino, disse estar aberto à possibilidade de adotar a mudança já na Copa de 2022 no Qatar

Por Redação, com Reuters – de Zurique:

Algumas das maiores ligas de futebol da Europa se opuseram aos planos da Fifa para ampliar a Copa do Mundo de 2022 e edições futuras do Mundial de Clubes, disse o presidente das Ligas Europeias, Lars-Christer Olsson.

Presidente das Ligas Europeias, Lars-Christer Olsson

A Fifa planeja expandir a Copa de 32 para 48 seleções no torneio de 2026; mas seu presidente, Gianni Infantino, disse estar aberto à possibilidade de adotar a mudança já na Copa de 2022 no Qatar.

As Ligas Europeias, um grupo de 32 ligas e associações profissionais de 25 países europeus; são contra a ampliação proposta, que adicionaria dias e partidas ao evento.

Mudança

– Não estamos preparados para fazer qualquer mudança no calendário; para expandir a Copa do Mundo de 2022 – disse Olsson ao jornal britânico Times.

– Já fomos flexíveis de permitir que a Copa do Mundo seja disputada no inverno e concordamos com as datas; e não estamos preparados para que a duração da Copa do Mundo seja maior.

Em 2015 a Fifa anunciou que o torneio de 2022 será realizado nos dois últimos meses do ano; na tentativa de evitar questionamentos a respeito do calor extremo do Qatar em junho e julho; obrigando muitas ligas a fazer grandes alterações em seus calendários.

A entidade global do futebol deve decidir o plano de ampliação para 2022 durante o próximo Congresso da Fifa, em junho.

Infantino

Infantino também já havia dito que várias empresas estão interessadas em ampliar o Mundial de Clubes; migrando de seu formato atual de oito times para um evento maior com 24 equipes.

– Também se fala de expandir o Mundial de Clubes; e temos reservas sérias sobre isso também – acrescentou Olsson.

– A Fifa parece estar em um ímpeto de expansão. É hora de as pessoas pensarem nos jogadores – eles precisam descansar. Não pode ser só o dinheiro que decide como o futebol deve ser organizado.

A Copa do Mundo de 2022 acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro; e o Mundial de Clubes é um evento anual desde 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *