Linha Verde lança campanha de combate à soltura de balões

Arquivado em:
Publicado Quarta, 19 de Abril de 2017 às 10:58, por: CdB

Com o auxílio dessas informações, o Comando de Polícia Ambiental, conseguiu apreender 154 balões; 22 pessoas envolvidas nessa prática criminosa

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

O Linha Verde, programa do Disque-Denúncia específico para recebimento de informações sobre crimes ambientais e que conta com a parceria do Governo do Estado, lançou a 19ª edição da campanha de combate e prevenção à prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. A campanha é sazonal e se estende até o dia 15 de setembro.

linhaverde.jpg
Ação, que recebe denúncias de todo o estado, se estende até setembro

Na campanha realizada no ano passado, o Linha Verde cadastrou 75 denúncias envolvendo grupos de baloeiros. Locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões e ajudou a polícia na apreensão e combate a este tipo de crime. Com o auxílio dessas informações. O Comando de Polícia Ambiental, conseguiu apreender 154 balões; 22 pessoas envolvidas nessa prática criminosa foram presas. E mais de 4,7 mIL materiais utilizados na fabricação desses balões também foram encontrados pelos policiais.

Todas as denúncias que chegam através do Linha Verde, pelos telefones 2253 1177 ou 0300 253 1177 (interior), são encaminhadas para a polícia.

A prática de soltar balões é crime. A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa. Ou ainda ambas as penas cumulativamente.

Segurança

A Secretaria de Segurança entregou no dia anterior cerca de 250 novos radiotransmissores para prefeituras da região do Sul Fluminense. A parceria vai permitir o contato direto dos municípios com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Onde estão representantes das principais instituições da Segurança e de Defesa Civil. As cidades de Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia foram beneficiadas.

– Com os rádios, estamos conseguindo expandir a rede de comunicações críticas,. Beneficiando a população das regiões limítrofes do estado. Já avançamos pelo Médio Paraíba e o Centro-Sul e esperamos alcançar o Norte Fluminense no segundo semestre – explicou o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.

Adquiridos e utilizados durante os Jogos Rio 2016, os rádios representam um importante legado. Os novos aparelhos são mais resistentes e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado. Que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais.

– Os rádios representam um ganho efetivo na qualidade do atendimento das polícias de todas estas regiões. Estamos unificando esta comunicação, agilizando o contato e contribuindo efetivamente para salvar vidas – disse o superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, que fez contato, ao vivo, por rádio e com imagens de celular da V Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Volta Redonda, com o CICC.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a parceria com o Governo do Estado vai garantir o reforço na segurança dos moradores do município.

– Os novos rádios demonstram o avanço que as Forças de Segurança terão, contribuindo para o dia a dia da população – disse Samuca.

Monitoramento

Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo