Lobão aclamado presidente da CCJ

Arquivado em:
Publicado Quinta, 09 de Fevereiro de 2017 às 10:01, por: CdB

Na mesma sessão que elegeu Lobão, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) foi escolhido para a relatoria da indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF)

 

Por Redação - de Brasília

 

Senador, ex-ministro e citado nas delações premiadas da Operação Lava Jato, o peemedebista maranhense Edison Lobão foi aclamado, nesta quinta-feira, na Presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Trata-se do cargo mais importante do Senado, depois de Eunício Oliveira (PMDB-CE). O vice-presidente da CCJ será o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

— Farei uma gestão democrática — disse Lobão, em seu discurso de posse.

lobao.jpg
STF autoriza quebra de sigilo fiscal e bancário do ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão

Na mesma sessão, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) foi escolhido para a relatoria da indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga do finado Teori Zavascki.

Lobão na Lava Jato

O senador Lobão é investigado em quatro inquéritos no STF). Em duas investigações, o ex-ministro das Minas e Energia no governo da presidenta deposta Dilma Rousseff (PT) é suspeito de integrar o esquema de corrupção instalado na Petrobras e transformado na Operação Lava-Jato. Outros dois são desdobramentos da operação e investigam irregularidades na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

O PMDB, com a eleição do senador eleito pela cota política do ex-presidente José Sarney, exerce o direito de comandar a CCJ. Pela tradição, pode ocupar o posto por ser o maior partido da Casa, com 21 senadores. Com a instalação da comissão, nesta manhã, fica mantida a expectativa do presidente do Senado de votar a indicação de Moraes, em Plenário, até o dia 22 de fevereiro.

Voto adiantado

A data foi confirmada por Lobão. A sabatina de Moraes será no próximo dia 22. Segundo Lobão, a ideia é que o parecer do senador Eduardo Braga seja entregue na semana que vem, até o dia 15.

— Em seguida, darei vista coletiva no prazo regimental de uma semana. Então, a ideia é fazer a sabatina de Alexandre de Moraes no dia 22.  E, no mesmo dia, aprovar o parecer do senador Eduardo Braga. Não ficará para depois do Carnaval de jeito nenhum! — disse Lobão a jornalistas.

De antemão, o novo presidente da CCJ já deixou claro o seu voto. Segundo acrescentou, “Alexandre de Moraes tem condições de ser ministro do Supremo. Outros já serviram a governos, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli”.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo