Lula chega a Alagoas após cruzar Sergipe e criticar a Globo

Arquivado em:
Publicado Segunda, 21 de Agosto de 2017 às 13:17, por: CdB

Lula, que esteve em Sergipe em uma segunda etapa de seu giro pelo Nordeste, afirmou que “o Brasil viveu o seu melhor momento” durante os governos do PT.

 

Por Redação - de Lagarto, Sergipe

 

Em sua caravana por Estados do Nordeste, nesta terça-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará sua visita de dois dias ao Estado de Alagoas. De passagem pelo Estado vizinho, na manhã desta segunda-feira, na Universidade Federal de Sergipe, no campus de Lagarto, interior do Estado, Lula recebeu a mais alta homenagem da universidade, ao agraciá-lo com o título Honoris Causa.

— Eu agradeço de coração pelo título. Quero compartilhar esse título com a comunidade acadêmica e com todos que lutaram e continuam lutando pela universidade pública — disse o ex-presidente.

lula-doutor1.jpg
Lula recebe o Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe em Lagarto

Durante a fala na cerimônia, que contou com a presença do reitor, Angelo Roberto Antoniolli, de professores, estudantes, do vice-presidente nacional do PT Marcio Macedo, do presidente do PT-SE, Rogério Carvalho, Lula voltou a se emocionar ao falar do ex-governador Marcelo Déda e de José Eduardo Dutra, ambos sergipanos.

— Eu quero dedicar esse título ao povo brasileiro, aos estudantes, quero incluir Déda e Dutra — afirmou. Referia-se aos finados ex-governador alagoano e ex-presidente da Petrobras.

Entrevista

Ainda nesta manhã, Lula questionou, em entrevista a uma rádio sergipana, a motivação alegada pelos apoiadores do impeachment que resultou no afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff da Presidência da República.

— Se a Dilma foi tirada para o Brasil melhorar, como explicam o que está acontecendo com o país nas mãos de Temer? — perguntou em referência à crise política e econômica pela qual passa o país.

Lula, que esteve em Sergipe em uma segunda etapa de seu giro pelo Nordeste, afirmou que “o Brasil viveu o seu melhor momento” durante os governos do PT. Nos governos Lula e Dilma, o Brasil deixou de figurar no mapa mundial da fome, viveu um boom econômico sem precedentes, reduziu as desigualdades sociais e teve o seu período de maior inserção internacional. Todas as conquistas foram desmontadas ao longo do governo Temer.

— Criamos 22 milhões de empregos com carteira assinada. A renda dos 10% mais pobres cresceu mais que a renda dos 10% mais rico — destacou Lula.

Lula também destacou que o PT "governou bem" o Estado de Sergipe e a capital, Aracaju.

— É muito importante que o PT construa a próxima vitória da esquerda aqui em Sergipe. O PT tem muita gente boa aqui — acrescentou.

Inimigo do povo

Em outra entrevista, desta vez ao jornal Brasil de Fato, Lula da Silva comentou os motivos do golpe que tirou Dilma Rousseff da Presidência e quem está por trás dessa conspiração. Lula relatou, ainda, a necessidade de o povo se manter em luta contra os retrocessos e por democracia; além de seguir acreditando na política.

Sobre a posição do governo Temer sobre a crise venezuelana, dispara:

— É ridículo um governo golpista, ilegítimo, inimigo do seu próprio povo, querendo dar lições de democracia à Venezuela.

Globo golpista

Segundo Lula, na verdade, “as forças conservadoras nunca aceitaram o resultado das eleições de 2014”.

— A direita se recusou a respeitar a escolha democrática da população. Um dia depois da eleição, já começou a sabotagem ao governo Dilma e a conspiração para derrubá-lo. Foi pauta-bomba em cima de pauta-bomba na Câmara e no Senado. Para inviabilizar a economia. Assustar investidores e consumidores, enquanto os projetos do governo, tão necessários ao país, não passavam ou eram completamente desfigurados.

Lula acrescentou que os grandes monopólios de comunicação foram decisivos para o golpe.

— A Rede Globo, em particular, foi um dos seus principais articuladores e a sua grande propagandista. O golpe não teria sido possível sem o ataque sistemático e a sórdida campanha de desmoralização que a Globo fez ao governo Dilma e ao PT. Para facilitar o golpe, ela ajudou a abafar as acusações contra os lideres golpistas. A blindagem a Aécio Neves é um exemplo flagrante disso. (Muitas) só viriam a aparecer depois que a presidenta foi derrubada.

Jogo sujo

Embora os governos de Lula e Dilma tenham destinado mais de R$ 6 bilhões à emissora carioca, “a Globo não hesitou nem mesmo em se aliar a Eduardo Cunha para sabotar o governo e o protegeu de modo escandaloso até que ele terminasse o seu serviço sujo”.

— Ela (a Globo) vendeu ao país a falsa ideia de que os problemas nacionais foram criados pelo PT. E que bastaria afastar o PT do governo, mesmo ferindo a lei e a democracia, para que o Brasil virasse uma maravilha. Hoje, com a mesma cara de pau, ela tenta convencer os trabalhadores e o povo pobre de que as pessoas vão viver melhor sem direitos trabalhistas e sem aposentadoria — apontou.

Sem-terras

A caravana de Lula encerrou seu trecho baiano, nesta manhã. Fez uma visita ao Acampamento Valdir Macedo, no município de Jandaíra, próximo à divisa entre a Bahia e Sergipe. São 50 famílias vivendo no local. Um total de 200 pessoas que, há mais de 4 anos, ocupam as terras mesmo sem estrutura alguma. Não têm água, luz ou asfalto. São barracos de palha e sapê e cerca de 10 casas pré-moldadas doadas pela ONG paulista Teto.


Batizado com o nome de uma importante liderança do movimento da região, o acampamento Valdir Macedo é "lugar de luta", disse um dos sem-terra. Mas também de alegria, galinhas soltas e crianças correndo animadamente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo