Lula: 'Realidade está desmentindo as previsões dos especuladores'

Arquivado em:
Publicado Terça, 15 de Julho de 2003 às 09:20, por: CdB

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira em Madri, diante de mais de 200 empresários espanhóis e brasileiros, que "a realidade está desmentindo as previsões dos especuladores" e defendeu a construção de uma América do Sul "mais justa e mais próspera".

- Desde janeiro a realidade está desmentindo as previsões negativas dos especuladores, porque estamos cumprindo o prometido - destacou Lula em sua declaração pública no começo de sua primeira visita como chefe de Estado à Espanha.

Na sede da poderosa Confederação Espanhola das Organizações Empresariais (CEOE), onde foi recebido por seu presidente, José María Cuevas, Lula assistiu ao encerramento de um encontro empresarial hispano-brasileiro, durante o qual convidou os empresários locais a "se somarem ao esforço de construção de uma América do Sul mais justa e próspera porque também estarão fazendo um bom negócio".

"A iniciativa privada será bem-vinda para construir a integração da América do Sul", destacou Lula, aplaudido de pé por mais de 200 empresários, entre os quais havia presidentes e diretores de empresas líderes como a Telefónica, os bancos Santander Central Hispano (SCH) e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e as elétricas Endesa, Union Fenosa e Iberia.

Lula defendeu um acordo entre o Mercosul e a União Européia (UE), e classificou de "extraordinário" o papel que a Espanha desempenha nas relações entre a UE e a América do Sul.

O presidente da CEOE declarou-se convencido de que durante a presidência de Lula "o Brasil vai recuperar o caminho do crescimento, pois as coisas vão pelo bom caminho" e defendeu o aumento do intercâmbio comercial bilateral.

A Espanha é o maior investidor europeu no Brasil, com mais de 30 bilhões de dólares aplicados no setor de telecomunicações, bancário e de energia. Em 2002, as exportações espanholas para o Brasil caíram 25,3% em relação a 2001 e as importações 3,2%, segundo dados das Câmaras do Comércio espanhola.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo