‘Lulinha paz e amor’ tenta apaziguar Ciro e Marta Suplicy

Arquivado em:
Publicado Sexta, 18 de Outubro de 2019 às 17:42, por: CdB

“O PT estava numa disputa, foi construir a sua aliança política e convenceu os outros partidos a vir junto. E o Ciro acha que o PT deveria ficar sentado e dizer "vai, todo mundo com Ciro, vai todo mundo com Ciro?", questiona Lula.

 
Por Redação - de São Paulo
  Preso há mais de um ano em uma cela na Superintendência da Polícia Federal (PF) do Paraná, o ex-presidente Luiz Inácio Lula retomou, nesta sexta-feira, o discurso conciliador que o elegeu por dois mandatos. Atacado, diretamente, por Ciro Gomes (PDT) — provável candidato à corrida presidencial de 2022 — o líder petista assume um tom conciliador.
ciro-3.jpg
Ciro resolveu se ausentar do país, a duas semanas das eleições, "para cuidar da saúde", segundo assessores
Em uma das várias entrevistas concedidas, nos últimos meses, desta vez ao portal UOL, de propriedade do diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, Lula diz que gosta de Ciro “de graça”.

Central do Brasil

Leia, adiante, o que disse o ex-presidente, aos repórteres: “O PT estava numa disputa, foi construir a sua aliança política e convenceu os outros partidos a vir junto. E o Ciro acha que o PT deveria ficar sentado e dizer "vai, todo mundo com Ciro, vai todo mundo com Ciro"? Mas que brincadeira que é essa? Ele que aprenda a entender que democracia é você conviver na diversidade, com as pessoas. Tem que conversar com os contrários. “Toda vez que disputa uma eleição, procura um partido e entra. Não tem um perfil ideológico. De quantos partidos o Ciro já foi? Oito, nove, dez. Sei lá quantos. Ou seja, ele não gosta de compartilhar, de coletivizar as coisas. O PT não aceita isso. “Estou acompanhando o Ciro. Tem algumas pessoas que eu gosto de graça. Não precisam gostar de mim. Mário Covas, sempre gostei de graça. Nunca precisou gostar de mim. O Requião é um cara que gosto de graça. Eu gosto dele. O Ciro é um cara que gosto dele, mesmo sabendo de posições dele que não são recomendáveis com relação a mulher, com relação aos adversários, com relação ao PT.

Carinhoso

“Assisti a um filme chamado ‘Central do Brasil’. Você já assistiu? Eu vi a Fernanda Montenegro tentando ajudar aquele menino. E aquele menino era nervoso, rebelde. Não queria ajuda da Fernanda Montenegro, e eu lembrei do Ciro. A Fernanda Montenegro, que escrevia a carta com muito cuidado e com muito carinho, conseguiu convencer o menino, levou o menino até a família e depois foi embora. Eu gostaria que o Ciro permitisse que eu fosse a Fernanda Montenegro dele. “Sabe, que eu pudesse contribuir com o compartilhamento da convivência dele com as outras forças políticas. Ele não pode continuar atacando todo mundo. Ele, por exemplo, disse ontem que estou aqui numa suíte. Ele poderia vir para meu lugar um pouco. “Quando Deus fez o ser humano, ele fez a cabeça feita para a gente pensar, para ter juízo no que a gente fala. Então não pode achar que pode ofender todo mundo. Se quiser ter futuro político neste país, terá que tratar pessoas de outro jeito. Ser mais cordato. Ser mais amável, ser mais carinhoso. Ele é uma pessoa do coração bom. Eu já vi o Ciro chorar algumas vezes”.

Candidata

"Se a Marta quiser, deve voltar [ao PT], ela tem relação com todo mundo e ainda continua sendo a prefeita mais bem avaliada de São Paulo" - com esta frase, na mesma entrevista, o presidente Lula formalizou convite para que Marta Suplicy retorne ao PT. Ela deixou o partido em setembro de 2015, para ingressar no MDB e votou a favor da derrubada de Dilma. Com o convite, Lula acena com a legenda do partido pra Marta nas eleições de 2020, pois o PT não tem um candidato competitivo até agora -Fernando Haddad, que seria o nome natural, descartou a possibilidade de disputar o cargo.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo