México ameaça deixar o Nafta se Trump cumprir ameaça de taxar produtos

Arquivado em:
Publicado Segunda, 27 de Fevereiro de 2017 às 14:34, por: CdB

O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu descartar o Nafta, acordo comercial de 1994 com o México, que ainda inclui o Canadá, se não puder reformulá-lo para beneficiar os interesses norte-americanos

 
Por Redação, com agências internacionais - de Cidade do México

 

Ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo alertou que seu país irá romper as negociações com o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês). Reagirá desta forma se os EUA propuserem tarifas sobre seus produtos, noticiou a Bloomberg nesta segunda-feira.

ildefonso-guajardo.jpg
Guajardo diz que se levantará da mesa se houver pressão dos EUA por mais impostos

— No momento em que eles disserem 'vamos impôr uma tarifa de 20% sobre os carros', eu me levanto da mesa — disse Guajardo à Bloomberg, na entrevista.

O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu descartar o Nafta, acordo comercial de 1994 que ainda inclui o Canadá, se não puder reformulá-lo para beneficiar os interesses norte-americanos. Isso aumenta o risco de um grande abalo econômico para os mexicanos.

Imposto fronteiriço

Mas o México, que se prepara para debater mudanças em algumas regras comerciais do Nafta, expressou a crença de que Trump não irá conseguir impôr barreiras rígidas à importação no futuro próximo.

As autoridades mexicanas creem que as conversas terão início em junho, relatou a Bloomberg.

Na semana passada, em entrevista à agência inglesa de notícias Reuters, Trump falou positivamente sobre imposto fronteiriço de ajuste apresentado por republicanos no Congresso como uma maneira de incentivar as exportações.

Trump emitiu sinais conflitantes sobre sua posição a respeito do imposto fronteiriço de ajuste em entrevistas separadas à mídia no mês passado. Disse, em uma delas, que ele é "complicado demais" e em outra que a medida ainda é possível.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo