Ministério da Infraestrutura pretende alcançar a marca de 90% dos serviços digitalizados

Arquivado em: Serviços, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 21 de novembro de 2019 as 00:15, por: CdB

Pelo aplicativo, é possível consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação, compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Celso Martins

Até o final de novembro deste ano, o Ministério da Infraestrutura e suas entidades vinculadas a pasta pretendem alcançar a marca de 90% dos serviços digitalizados. Serão 165 serviços ofertados no Portal Gov.br. Os serviços digitalizados ajudam na redução de custos, maior agilidade e ganhos em competitividade para os usuários e para empresas que atuam no setor.

Na última segunda-feira (18), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lançou a nova Carteira Digital de Trânsito (CDT). Mais moderna e completa, a CDT vai funcionar agora como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito.

Pelo aplicativo, é possível consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exportar os documentos e consultar infrações. Se você pretende comprar um caminhão usado, poderá consultar antes de concretizar o negócio se toda a documentação está em dia.

O DNIT disponibilizou, em setembro deste ano, um novo serviço que possibilita ao cidadão solicitar, via internet, a autorização para uso de faixas adjacentes a rodovias federais sob a sua administração. O pedido pode ser feito por pessoa física ou jurídica, após cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo federal, sendo que as condições de utilização variam de acordo com o tipo de ocupação.

As empresas que colocam caminhões a venda poderão consultar se o produto que está sendo negociado em uma entrada está com algum impedimento nos órgãos de trânsito, o que evita a aquisição de veículos furtados ou roubados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *