ONU diz que pelo menos 10 kg de urânio sumiram no Iraque

Arquivado em:
Publicado Terça, 15 de Julho de 2003 às 18:57, por: CdB

Relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vinculada à ONU, diz que pelo menos 10 kg de urânio podem ter desaparecido durante saques a uma instalação no Iraque, mas que o material não poderia ser usado na confecção de armas nucleares. O relatório informa que quase todo o urânio da instalação de pesquisa nuclear de Tuwaitha foi recuperado.

O texto da AIEA indica que apenas uma pequena quantidade das centenas de toneladas de compostos de urânio, natural ou pouco enriquecido que, acredita-se, eram mantidas no local, pode ter sido dispersada como poeira quando os saqueadores atacaram Tuwaitha, uma base que não estava ativa há mais de dez anos.

- A qualidade e o tipo dos compostos de urânio dispersos não é sensível do ponto de vista da proliferação de armas nucleares - diz o relatório do diretor-geral da AEIA, Mohamed El-Baradei.

A despeito disso, El-Baradei disse que pedirá à administração americana no Iraque que “faça todos os esforços para recuperar esse material disperso” e devolvê-lo à área de armazenagem.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo