Operações de segurança realizam 11,5 mil prisões

Arquivado em: Polícia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 11 de janeiro de 2018 as 14:26, por: CdB

Além de reduzirem diversos índices criminais, as operações promoveram o reordenamento urbano, em parceria com os órgãos da prefeitura

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:

As operações que reforçam a segurança nas regiões da Lapa, Lagoa Rodrigo de Freitas, Aterro do Flamengo, Méier e Centro já realizaram mais de 11,5 mil prisões em flagrante e cumpriram cerca de 1,6 mil mandados da Justiça. Em quatro anos, os agentes da Lapa prenderam mais de 5,4 mil criminosos. Já as operações Segurança Presente na Lagoa, no Aterro, no Méier e no Centro realizaram cerca de 6 mil prisões.

Também foram cumpridos cerca de 1,6 mil mandados

Além de reduzirem diversos índices criminais, as operações promoveram o reordenamento urbano, em parceria com os órgãos da prefeitura; e garantiram o direito de ir e vir aos moradores e frequentadores dessas regiões da cidade do Rio de Janeiro.

– Os policiais que atuam na Operação Segurança Presente, por terem a liberdade de patrulhar se locomovendo, conseguem fazer muitas abordagens, realizar inspeções quando há alguma restrição com pendências judiciais e também recapturar evadidos do sistema prisional. A atenção é voltada aos pedestres. Nos preocupamos com a segurança diária – disse o major Márcio Rocha, coordenador da base Delta, na Central do Brasil, da Operação Centro Presente.

As operações

As operações Segurança Presente no Centro, Aterro do Flamengo, Méier, Lagoa Rodrigo de Freitas e Lapa contam com a participação de policiais militares da ativa (que atuam na folga), da reserva e egressos das Forças Armadas. Cerca de 800 agentes atuam, diariamente, no policiamento das cinco áreas beneficiadas pela operação.

Em todas as áreas, o patrulhamento é feito a pé, de bicicleta e de moto, sempre em trios, formados por policiais militares e agentes civis, que filmam todas as abordagens para garantir transparência e dar legitimidade às operações. As equipes também são monitoradas por GPS. As ações contam ainda com o apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Ordem Pública, da Comlurb e superintendências regionais.

Inspiração bem-sucedida

A bem-sucedida Operação Lapa Presente, criada em 1º de janeiro de 2014, foi a inspiração para às demais ações. Quem circula pela Lapa à noite percebe as mudanças na região.

Novos bares abriram, a frequência de público aumentou e a sensação de segurança melhorou. Os agentes da Operação Lapa Presente patrulham a região do Rio Antigo de domingo a quinta, das 19h às 3h, e sextas e sábados, das 21h30 às 6h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *