Papa Francisco ordena cardeais para conselho da Igreja Católica

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado domingo, 25 de outubro de 2020 as 15:54, por: CdB

A lista inclui nove eleitores, ou seja, cardeais com menos de 80 anos de idade, que podem escolher o sucessor do Pontífice após sua morte ou renúncia em um eventual conclave.

Por Redação, com Ansa – de Roma

O Papa Francisco anunciou neste domingo que fará um consistório no próximo dia 28 de novembro para nomear 13 cardeais para a Igreja Católica. A lista inclui nove eleitores, ou seja, cardeais com menos de 80 anos de idade, que podem escolher o sucessor do Pontífice após sua morte ou renúncia em um eventual conclave.

Papa Francisco no Vaticano
Papa Francisco, no Vaticano, anuncia os novos bispos, escolhidos para ajudar na gestão da Santa Igreja

Entre os religiosos estão seis italianos, incluindo três eleitores. São eles: monsenhores Marcello Semeraro, recentemente nomeado prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no lugar de Angelo Becciu; Paolo Lojudice, arcebispo de Siena; e o padre franciscano Mauro Gambetti, custódio do Sagrado Convento de Assis.

Os cardeais Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos; Antoine Kambanda, arcebispo de Kigali (Ruanda); Wilton Daniel Gregory, arcebispo de Washington; Jose Fuerte Advincula, arcebispo de Capiz (Filipinas); Celestino Aós, arcebispo de Santiago do Chile; e Cornelius Sim, vigário apostólico do Brunei completam a lista.

Rezemos

Já entre os cardeais com mais de 80 anos estão: Silvano Tomasi, núncio apostólico emérito e antigo representante da Santa Sé junto das instituições da ONU em Genebra; frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia; monsenhor Enrico Feroci, pároco de Santa Maria do Divino Amor, em Roma, e ex-diretor da Caritas; e Felipe Arizmendi Esquivel, bispo emérito de San Cristóbal de las casas.

— Rezemos pelos novos cardeais, a fim de que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de bispo de Roma, pelo bem de todo o santo povo fiel de Deus — pediu Francisco, após a oração do ângelus, perante centenas de fiéis na Praça São Pedro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *