Enquanto papa reza por imigrantes, refugiados sofrem com a violência policial

Arquivado em:
Publicado Domingo, 21 de Junho de 2020 às 10:49, por: CdB

Enquanto o papa rezava pela segurança dos imigrantes, um policial italiano era flagrado, em vídeo, enquanto forçava dois jovens migrantes, um deles menor de idade, a se agredirem mutuamente para puni-los por uma tentativa de fuga de um campo de refugiados.

Por Redação, com Ansa - de Roma
peregrinos-vaticano.jpg
A Praça de São Pedro voltou a receber os peregrinos que querem ver o papa Francisco

O papa Francisco comemorou neste domingo o retorno dos peregrinos à Praça São Pedro para seu tradicional Angelus, mensagem proferida pelo líder católico da janela do Palácio Apostólico no primeiro dia da semana.

— Saúdo todos vocês, caros fiéis romanos e peregrinos vindos de várias partes da Itália. Agora se começa a ver os peregrinos! Até de outros países, alguns, vejo algumas bandeiras ali — disse Francisco.

Os fiéis estavam espalhados pela Praça São Pedro, respeitando as medidas de distanciamento e sob os olhares atentos das forças de segurança. A Itália foi o foco da pandemia do novo coronavírus, nos meses anteriores e, sob rígido esquema de segurança, conseguiu reduzir a curva de internados e mortos pela síndrome da covid-19.

Refugiados

A mensagem dominical do Pontífice voltou a reunir pessoas presencialmente apenas em 24 de maio, após dois meses e meio de quarentena, mas as fronteiras entre as regiões da Itália só foram reabertas em 3 de junho, e as europeias, no último dia 15.

No Angelus deste domingo, Francisco disse que a pandemia de coronavírus evidenciou a necessidade de proteger refugiados.

— Convido-os a se unir a mim na oração por um renovado compromisso de todos em favor da efetiva proteção de cada ser humano, principalmente daqueles obrigados a fugir — afirmou. Durante a pandemia, o Papa celebrou suas mensagens dominicais da Biblioteca do Palácio Apostólico.

Violência policial

Enquanto o papa rezava pela segurança dos imigrantes, um policial italiano era flagrado, em vídeo, enquanto forçava dois jovens migrantes, um deles menor de idade, a se agredirem mutuamente para puni-los por uma tentativa de fuga de um campo de refugiados.

A filmagem começa com o agente afirmando que eles são "hóspedes" e "devem respeitar a lei". Em seguida, manda um dos migrantes dar um tapa no outro. O estrangeiro encosta de leve no rosto do colega, mas é agredido pelo policial.

O agente continua mandando os dois migrantes trocarem tapas, enquanto outros hóspedes do centro de acolhimento acompanham a cena em meio a risadas. O vídeo termina com um dos dois migrantes se agachando no chão com as mãos na cabeça.

O Ministério Público de Agrigento abriu uma investigação contra o policial, que não teve o nome divulgado, por suspeita de "abuso dos meios de correção”.

A Itália é um dos principais destinos dos migrantes e refugiados que se arriscam em travessias clandestinas no Mediterrâneo para chegar à Europa. Desde o começo do ano, mais de 5,8 mil deslocados internacionais já desembarcaram nos portos italianos.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo