Peru abre Jogos Pan-Americanos em meio a alertas de viagem dos EUA e Canadá

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Esportes Olímpicos, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 26 de julho de 2019 as 12:39, por: CdB

Os Estados Unidos e o Canadá voltaram a emitir alertas contra viagens não essenciais a partes do Peru.

Por Redação, com Reuters – de Lima

Os Estados Unidos e o Canadá voltaram a emitir alertas contra viagens não essenciais a partes do Peru, enquanto Lima dava os últimos retoques nos preparativos para a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019, nesta sexta-feira.

Estádio Nacional de Lima, palco da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos

Mais de 6 mil atletas de 41 países viajaram à capital peruana para o evento esportivo e desfilarão no Estádio Nacional de Lima durante a cerimônia suntuosa que dará início às competições dos dias 26 de julho a 11 de agosto.

O alerta de viagem emitido pelo Departamento de Estado dos EUA em 18 de julho instruiu os cidadãos norte-americanos a terem cautela adicional no Peru devido ao crime.

“Os cidadãos norte-americanos deveriam estar cientes de que grandes eventos são uma ótima oportunidade para ladrões e outros elementos criminosos atacarem turistas desatentos”, disse o Departamento de Estado.

Alerta

O departamento usou uma designação de nível quatro, seu maior alerta, na área da fronteira Peru-Colômbia, declarando-a uma zona “Não Viaje” devido à presença de grupos terroristas e traficantes de drogas.

Mas é o crime no interior e nos arredores de Lima que chamou atenção especial.

“O crime, incluindo o furto de pequena monta, sequestros de carro, roubos, agressões e crimes violentos, é uma preocupação no Peru, e pode ocorrer em plena luz do dia, apesar da presença de muitas testemunhas”, alertou o Departamento de Estado. “O risco de crime aumenta ao anoitecer”.

Tais alertas, porém, não são incomuns para o Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC), que enfrentou preocupações semelhantes na Olimpíada do Rio em 2016.

O USOPC

O USOPC ressaltou que trabalha de perto com o Departamento de Estado para avaliar ameaças e que a segurança dos atletas tem precedência.

“A proteção e a segurança da Equipe EUA são nossa maior prioridade”, disse o porta-voz do USOPC, Mark Jones, à agência inglesa de notícias Reuters. “Como sempre é o caso, estamos trabalhando com o Departamento de Estado dos EUA, os organizadores locais e as agências de aplicação da lei relevantes no esforço de fazer com que nossa delegação e outros americanos que estão viajando a Lima estejam seguros”.

O organismo de relações globais do Canadá atualizou seu aviso na terça-feira, e assim como os EUA aconselhou os visitantes do Peru a terem extrema cautela, alertando que os assaltos e os sequestros relâmpago estão em ascensão.

Nadador Ryan Lochte

O vencedor de seis medalhas de ouro olímpicas Ryan Lochte voltará a competir após um gancho de 14 meses por doping no Campeonato Nacional Phillips 66 em Palo Alto, na Califórnia, na semana que vem, informou a Associação de Natação dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

Lochte, que foi punido por receber uma infusão intra-venosa, está inscrito em seis eventos na competição que acontecerá entre 31 de julho e 4 de agosto.

A volta do norte-americano de 34 anos de idade começa com  a prova dos 100 metros livres na quarta-feira, e uma entrevista coletiva será concedida após o final das preliminares da manhã.

Lochte publicou uma imagem em suas redes sociais no ano passado que o mostrava recebendo uma infusão de substâncias permitidas, mas depois foi punido após uma investigação constatar que a infusão excedia os níveis permitidos.

Anti-Doping

O gancho foi anunciado pela Agência Anti-Doping dos Estados Unidos em julho do ano passado, mas o período de punição de Lochte começou em 24 de maio de 2018, data da infusão.

Lochte também esteve nas manchetes em 2016 após ter dito que foi assaltado à mão armada após uma festa nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Ele depois admitiu que o relato foi “exagerado”, e colaborou totalmente com a investigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *