Pré-candidato à presidência dos EUA critica informe velado da CIA

Arquivado em:
Publicado Quarta, 16 de Julho de 2003 às 14:48, por: CdB

O representante e pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Dennis Kucinich, qualificou nesta quarta-feira uma planejada audiência a portas fechadas no congresso do diretor da CIA, George Tenet, como a continuação das "declarações falsas no caminho para a guerra no Iraque".

- A opinião pública americana, o congresso dos Estados Unidos e especialmente as famílias e seres queridos de mais de 200 valentes homens e mulheres que morreram servindo no Iraque merecem não menos do que uma audiência pública e total sobre as declarações falsas e enganosas que esta administração usou para enviar a nossa nação à guerra - afirmou o representante por Ohio em uma declaração.

- Hoje uma reunião a portas fechadas do diretor da CIA é simplesmente inaceitável - assinalou, pedindo "uma verdadeira investigação legislativa".

Tenet, que deve informar os membros do comitê de inteligência do senado,assumiu a responsabilidade semana passada pelo desacreditado argumento usado pelo presidente George W. Bush antes da guerra, o de que o Iraque havia tentado comprar material nuclear na África.

- Está claro que no caminho para a guerra contra o Iraque, a administração de cima a baixo orquestrou uma campanha de falsas e enganosas declarações para persuadir o congresso dos Estados Unidos e a opinião pública americana a apoiarem a guerra - afirmou Kucinich.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo