Prefeitura do Rio monta operação para reduzir efeitos da chuva na Avenida Niemeyer

Arquivado em:
Publicado Quinta, 16 de Maio de 2019 às 11:43, por: CdB

Em consequência de deslizamento de terra na via, a CET-Rio precisou fechá-la nos dois sentidos com apoio da Guarda Municipal. Equipes da Geo-Rio e da Defesa Civil também foram acionadas.

Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro

Por determinação do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, órgãos municipais montaram desde o início da manhã desta na quinta-feira,, operação para reduzir efeitos das chuvas na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul.
rio-7.jpg
Garis fazem a limpeza da pista da Avenida Niemeyer
Em consequência de deslizamento de terra na via, a CET-Rio precisou fechá-la nos dois sentidos com apoio da Guarda Municipal. Equipes da Geo-Rio e da Defesa Civil também foram acionadas, o imóvel atingido pelo deslizamento já estava interditado e desocupado desde as últimas chuvas. A Comlurb realiza a limpeza da região.

Centro Operações Rio

Os protocolos para fechamento preventivo da Av. Niemeyer não foram atingidos, por isso a via seguiu aberta. O fechamento ocorreu assim que foi identificado o deslizamento de terra, por volta das 7h15. O protocolo para interdição preventiva é de precipitação de 45 mm em uma hora ou de 220mm em 24 horas. Às 7h desta quinta-feira, 16 de abril, a estação do Vidigal, utilizada para a verificação do protocolo, não tinha atingido esses números. Havia registrado 6,4mm em uma hora e 37,4mm em 24h.

Geo-Rio

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, por meio da Geo-Rio, informa que o solo (barro) desceu na Avenida Presidente João Goulart, 857, no alto do Vidigal, e atingiu as pistas da Avenida Niemeyer. A Fundação Geotécnica atua na via desde fevereiro deste ano. Nessa área em que o solo desceu o trabalho de limpeza, topografia, sondagem e estabilização está sendo realizado há mais de um mês e tem previsão de término até outubro. Esse trabalho é fundamental para que sejam iniciadas as obras de contenção – próxima etapa dos trabalhos.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal interrompeu a pista reversível e os guardas do Grupamento Especial de Trânsito (GET) foram mobilizados para atuar nos bloqueios próximos ao local do deslizamento até a retirada de um veículo do local.

CET-Rio

A CET-Rio atua com operadores na Niemeyer. Eles executam os bloqueios necessários e orientam os moradores. Há anda outros equipes técnicas nas rotas próximas, como Leblon e Lagoa, para atuar no fluidez do trânsito e minimizar os impactos causados pelo fechamento da via.

Comlurb

A Comlurb mobilizou uma equipe de garis, com apoio de uma pá carregadeira, três caminhões basculantes e três caminhões pipa para atuar na remoção de terra que atingiu a Av. Niemeyer. As equipes atuam com pá carregadeira e caminhão basculante na área. Ainda há equipementos sendo deslocados para o local.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo