Premiê italiano renuncia e acusa Salvini por queda do governo

Arquivado em:
Publicado Terça, 20 de Agosto de 2019 às 08:55, por: CdB

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou sua renúncia nesta terça-feira.

Por Redação, com Reuters - de Roma

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou sua renúncia nesta terça-feira após acusar o ministro do Interior, Matteo Salvini, de arruinar a coalizão do governo e arriscar a economia do país por interesses pessoais e políticos.
italia-2.jpg
Premiê italiano, Giuseppe Conte, discursa no Senado da Itália ao lado do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini
Dirigindo-se ao Parlamento após o recesso de verão para decidir o futuro do governo, Conte acusou o líder da Liga de se aproveitar da própria popularidade. – (Salvini) tem demonstrado que está seguindo os próprios interesses e os de seu partido – disse Conte ao Senado, enquanto Salvini sentava a seu lado com expressão impassível. “Suas decisões trazem sérios riscos a este país.” Conte, que não pertence aos partidos da coalizão, deve efetivar sua renúncia ainda nesta terça-feira, levando o presidente da Itália a iniciar consultar formais com os partidos para avaliar se uma nova coalizão pode se formar.

O Parlamento

Caso essa possibilidade não se concretize, o presidente italiano, Sergio Mattarella, dissolveria o Parlamento. Sentado próximo a Conte, também estava Luigi Di Maio, chefe do Movimento 5-Estrelas, que fora caracterizado como obstrucionista por Salvini nos últimos 12 dias, desde que ele desistiu da coalizão. Salvini exigiu eleições antecipadas, três anos e meio antes do previsto, confiante de que sua crescente popularidade o leve a ser o novo primeiro-ministro da Itália e transforme o 5-Estrelas, ex-parceiro de coalizão, em opositor.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo