Queda de Saddam vira feriado nacional no Iraque

Arquivado em:
Publicado Domingo, 13 de Julho de 2003 às 16:12, por: CdB

Os integrantes do conselho governamental iraquiano, selecionados pelos Estados Unidos, se reuníram pela primeira vez neste domingo e tomaram sua primeira decisão.

Os vinte e cinco integrantes criaram um novo feriado nacional no dia 9 de abril, data em que as forças lideradas pelos Estados Unidos derrubaram o regime do ex-líder iraquiano Saddam Hussein.

Um integrante do conselho, o clérigo xiita Mohammad Bahr al-Ulom, disse que Saddam tinha sido jogado na lata de lixo da história.

O representante da ONU (Nações Unidas) para o Iraque, Sergio Vieira de Mello, descreveu o dia como "histórico" e afirmou que se tratava de um importante passo para o retorno da soberania do povo iraquiano.

- As Nações Unidas estarão aqui para vocês na forma que desejarem e enquanto precisarem - disse Vieira de Mello.

Outro participante da comissão, Ahmad Chalabi, fundador do grupo Congresso Nacional Iraquiano, que funcionava no exílio, disse que os iraquianos consideravam as tropas comandadas pelo governo americano como forças de libertação.

O conselho foi escolhido com o objetivo de refletir os diferentes segmentos religiosos e étnicos do país. O grupo terá o poder de nomear ou demitir ministros.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo