Rio anuncia vacinação contra a febre aftosa em novembro

Arquivado em:
Publicado Sexta, 28 de Outubro de 2016 às 12:16, por: CdB

O Estado do Rio de Janeiro está há 19 anos sem o registro da doença em seu rebanho com status de área livre de aftosa

Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro:

A partir do dia 1º de novembro, os pecuaristas Fluminenses têm um importante compromisso com a sanidade de seus rebanhos bovinos. A data marca o início da segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa.

vacinacao.jpg
A partir do dia 1º de novembro, os pecuaristas Fluminenses têm um importante compromisso com a sanidade de seus rebanhos bovinos

Nesta campanha, que vai até o dia 30 deste mês, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. O Estado do Rio de Janeiro está há 19 anos sem o registro da doença em seu rebanho com status de área livre de aftosa.

O secretário de Agricultura, Christino Áureo. Ele destaca que é fundamental o envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação.
 
- Esta é mais uma etapa para alertar a todos, envolvidos ou não com a atividade pecuária. Sobre a importância de se defender contra a febre aftosa. A vacinação feita de forma adequada é o que garante a sanidade do rebanho - disse Christino Áureo.

Vacina

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria de Agricultura. Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha.
 
- Os criadores devem estar atentos aos prazos para a imunização e declaração da vacinação junto à defesa agropecuária. Pois só assim evitarão a multa e a interdição de suas propriedades - explicou Moraes.

Controles da defesa

Os controles da defesa agropecuária estadual vão desde a distribuição, o estoque e a revenda de vacinas, pelas lojas licenciadas. Até a vacinação assistida em propriedades consideradas de maior risco sanitário. Portanto, é fácil identificar e aplicar as penalidades previstas na legislação para os criadores que deixarem de vacinar seus rebanhos.
 
Após a vacinação é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação. Em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no local de sua propriedade. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da Internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec).

No site da Secretariade Agriculturawww.agricultura.rj.gov.br, implementado pelo serviço de Defesa Agropecuária.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo