Rio pode ter temporal com ventania e raios

Arquivado em:
Publicado Terça, 12 de Fevereiro de 2019 às 10:52, por: CdB

O Centro de Operações da prefeitura do Rio fez o alerta para que o fenômeno como o ocorrido na semana passada não pegue a população desprevenida.

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro

O Sistema Alerta Rio prevê pancadas de chuva em pontos isolados a partir da noite desta terça-feira , devido ao forte calor e da umidade do ar durante o dia. O Centro de Operações da prefeitura do Rio fez o alerta para que o fenômeno como o ocorrido na semana passada não pegue a população desprevenida. A temperatura, que amanhã ainda será alta, vai cair bastante durante a semana.
chuvasrio-1.jpg
Comlurb continua com limpeza após temporal na cidade do Rio de Janeiro
Para esta quarta-feira, a passagem de uma frente fria deixará o tempo instável na cidade do Rio. Haverá aumento da nebulosidade ao longo do dia e há previsão de pancadas de chuva forte a muito forte, acompanhadas de rajadas de vento forte e raios, a qualquer hora do dia, sendo mais intensas a partir da tarde. Nos dois dias seguintes, quinta e sexta-feira, a formação de um sistema de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável na cidade do Rio. Com isso, a previsão é chuva moderada a forte, podendo ser muito forte, a qualquer hora do dia, com possíveis rajadas de vento moderado a forte em toda a cidade do Rio de Janeiro. A tendência é que o tempo continue instável no próximo sábado, com previsão de chuva moderada a forte e rajadas de vento forte a muito forte no Rio. O Centro de Hidrografia da Marinha alerta que a passagem de uma frente fria nas próximas 48 horas poderá provocar fortes pancadas de chuva, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas e ressaca do mar, com ondas de até 2,5 metros entre Santa Vitória do Palmar (RS) e Arraial do Cabo (RJ).

Limpeza da cidade

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) continua com suas equipes reforçadas nas ruas desde as 20 h da última quarta-feira, quando teve início a operação especial de limpeza da cidade, após o temporal que atingiu a cidade, deixando sete mortos, desabrigados e desalojados, ruas interditadas, além de centenas de árvores derrubadas pela força da ventania sobre a rede de alta tensão. A ventania chegou a atingir 116 quilômetros por hora (km/h) em Guaratiba, na zona oeste do Rio, e 110 km/h, em Copacabana, regiões mais atingidas pela tempestade. Depois do grande mutirão da Comlurb no fim de semana, os trabalhos prosseguiram na segunda-feira. Já foram mobilizados 10.997 garis e 952 agentes de limpeza urbana trabalhando na retirada de resíduos, lama, bolsões d´água e galhos das árvores que caíram sobre a rede de alta tensão ou nas ruas e avenidas. Os serviços têm apoio, entre equipamentos e veículos, de 50 motosserras, 25 pás carregadeiras, 683 caminhões e 50 conjuntos de manejo arbóreo. Foram registradas 741 quedas de árvores até este sábado, sendo que 638 já foram removidas. Desde quarta-feira passada foram recolhidas na cidade 9.301 toneladas de resíduos, como terra, lama, galhos de árvores e entulho, além de desentupidos e 4.531 ralos. Nesta terça-feira foi intensificado o trabalho nas comunidades da Rocinha e no Vidigal, na Zona Sul, as áreas mais atingidas pelo temporal. Nesta segunda-feira foram removidas 175 toneladas de resíduos de São Conrado. No bairro foram removidas 1.678 toneladas de resíduos nos últimos três dias. Na Avenida Niemeyer, que liga o Leblon a São Conrado, foram removidas, 1.787 toneladas de lama e lixo e árvores derrubadas com o temporal.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo