Rio realiza Semana da Saúde em Nova Iguaçu

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2018 as 15:04, por: CdB

Além de doar sangue e ajudar a salvar vidas, quem passar pelo local terá acesso a serviços gratuitos para a prevenção em saúde

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:

Nesta terça e quarta-feira, das 8h às 16h, a Secretaria de Saúde realiza a primeira edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense, na Praça Rui Barbosa, Centro de Nova Iguaçu. Além de doar sangue e ajudar a salvar vidas, quem passar pelo local terá acesso a serviços gratuitos para a prevenção em saúde.

Além da doação de sangue, a população poderá fazer diversos exames

Entre os destaques dessa edição estão a realização de exames de mamografia; consultas com urologistas, exames de PSA para os homens e a participação do Detran-RJ nesta terça-feira, oferecendo serviços de identificação civil; com emissão de carteira de identidade. A mobilização terá ainda apresentações de Xande de Pilares, da escola de samba Beija-Flor e da banda do Corpo dos Bombeiros.

A Semana da Saúde

A Semana da Saúde em Nova Iguaçu é uma ação realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde; a Bandnews FM e a Prefeitura de Nova Iguaçu e conta com o apoio das Drogarias Venâncio, Hemorio, Cruz Vermelha e Detran-RJ.

– Estamos levando a Semana da Saúde para Nova Iguaçu, coração da Baixada Fluminense; região que precisa de ações como essa. No ano passado realizamos a segunda edição da Semana da Saúde na Cinelândia; e foi o maior evento de saúde pública a céu aberto do país com a participação de mais de 15 mil pessoas.

– Estamos colocando nossa força de trabalho e contamos também com parceiros importantes; que vão nos ajudar a oferecer serviços gratuitos e de qualidade pra Nova Iguaçu e toda a Baixada – disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Câncer de próstata

Na Semana da Saúde em Nova Iguaçu serão oferecidos serviços voltados; para a prevenção do câncer de próstata (consultas com urologistas; e exames de PSA para os homens); exames de mamografia para pacientes com pedido médico; teste rápido de glicose, hepatites B e C, aferição de pressão, vacinação contra a febre amarela, balança de bioimpedância; atendimento odontológico, encaminhamento para exames de ultrassonografia e ecocardiograma; além de teste alérgico. Para os serviços de saúde do homem; mamografia e Detran haverá distribuição de senhas.

Nesta terça-feira, de 8h às 15h, o evento terá a participação do Detran; que vai oferecer emissão de 1ª e 2ª vias de documentos de identificação; com isenção da taxa do Duda. Para estes serviços serão distribuídas 300 senhas. O Detran-RJ estará presente apenas no dia 27.

Hemorio

O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os dois dias de evento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg; estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais; ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas; que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *