Rio segue programa do Pan-2007 de olho nas Olimpíadas de 2012

Arquivado em:
Publicado Terça, 13 de Abril de 2004 às 09:39, por: CdB

Os organizadores dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, vão apresentar seu primeiro relatório à Assembléia Geral da Odepa na próxima semana com todas as suas obras dentro do planejado, e esperam assim elevar suas credencias para os Jogos Olímpicos de 2012.
O presidente do comitê organizador, Carlos Arthur Nuzman, e o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, visitaram na segunda-feira os locais das obras da Vila Pan-Americana e do Estádio João Havelange e confirmaram que o progresso das construções acontece exatamente como informado à Odepa na proposta de candidatura.
``Estamos muito orgulhosos pelo trabalho que está sendo feito pela prefeitura do Rio em parceria com os governos estadual e federal e com a iniciativa privada'', afirmou Nuzman após visitar os locais de construção. ``Acho que o nosso relatório vai ter um grande impacto positivo no mundo esportivo, porque passaremos a nossa imagem de trabalho em união e que dá certo.''
Na reunião, que acontecerá entre 19 e 23 de abril em San Antonio, Estados Unidos, o Rio de Janeiro fará uma apresentação com uma hora de duração mostrando todos os aspectos de sua preparação para o Pan de 2007.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, e diversos membros da principal organização esportiva internacional, que decide a cidade sede das Olimpíadas, também estarão presentes no evento.
O Rio de Janeiro concorre com Londres, Paris, Madri, Nova York, Moscou, Leipzig, Istambul e Havana pela sede das Olimpíadas de 2012.
Nuzman acredita que o bom progresso das obras na cidade é importante no processo de candidatura do Rio para organizar os Jogos. ``Esse é o nosso objetivo, mostrar que podemos não só em 2007 mas também em 2012.''
No momento, o estádio passa por um processo de terraplanagem e limpeza do terreno, onde estavam localizados 150 vagões de trem. Além disso, 300 estacas de um total de 2.100 já foram colocadas.
A Vila Pan-Americana, que está sendo levantada por uma empresa particular e que terá seus apartamentos vendidos ao público, também passa pela limpeza do terreno. Com 25 prédios para moradia, a Vila terá capacidade para abrigar 8.240 pessoas, e os apartamentos começarão a ser vendidos ainda este ano.
Apesar dos recentes conflitos em favelas do Rio de Janeiro, que deixaram dez mortos nos últimos quatro dias, o prefeito Cesar Maia afirmou que a segurança é um ponto forte do Rio na candidatura para as Olimpíadas.
``O controle da segurança será fácil principalmente por se tratar de um curto período de tempo, ainda mais em uma área como a Barra da Tijuca, que é plana, com apenas cinco ou seis saídas e fácil controle aéreo'', afirmou o prefeito.
``Complicado é o terrorismo, a questão de armas químicas. Segurança pública por um curto período de tempo nunca é problema. Pelo contrário, conta a nosso favor.''

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo