Rua do Havaí é engolida por ‘mar de lava’

Arquivado em: Destaque do Dia, Energia, Meio Ambiente, Natureza, Últimas Notícias
Publicado sábado, 26 de maio de 2018 as 13:23, por: CdB

A fúria destrutiva da erupção do vulcão Kilauea foi liberada sobre o conjunto habitacional Leilani Estates, em Big Island, com o número de casas e outras estruturas destruídas saltando para 82

Por Redação, com Reuters – de Pahoa, Havaí:

Uma maré de rochas derretidas transformou uma rua do Havaí em terra arrasada vulcânica na sexta-feira, enquanto o número de casas destruídas pela erupção do vulcão Kilauea aumenta e as autoridades orientaram os moradores a fugir de uma onda de lava que se encaminha em direção a eles.

Rua do Havaí é engolida por “mar de lava” enquanto diversas casas queimam

A fúria destrutiva da erupção do vulcão Kilauea foi liberada sobre o conjunto habitacional Leilani Estates, em Big Island, com o número de casas e outras estruturas destruídas saltando para 82, ante as 50 apuradas em uma contagem anterior, segundo a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências.

Incêndio

Cerca de 2,2 mil acres (890 hectares) de terra foram incendiados pela lava desde 3 de maio, no que provavelmente é a erupção mais destrutiva do Kilauea em mais de um século, de acordo com o Condado do Havaí.

– Foram oito casas tomadas nesta estrada em 12 horas – disse Ikaika Marzo em um vídeo postado no Facebook, enquanto estava na rua Kaupuli, mostrando um campo de lava preta, com aspecto de vidro, onde a casa de seu primo deveria estar.
O magma jorrado a partir de cones de cinzas de 30 metros de altura formou lagoas elevadas de rocha derretida que devem transbordar em breve e chegar às próximas fileiras de casas – a rua Kahukai e a rua Mohala. Os bombeiros foram de porta em porta removendo os moradores antes que a lava chegasse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *