Sudão assina cessar-fogo com rebeldes

Arquivado em:
Publicado Quinta, 08 de Abril de 2004 às 06:16, por: CdB

O governo do Sudão assinou um cessar-fogo com rebeldes da região de Darfur, oeste do país, durante negociações que tiveram por objetivo acabar com a violência classificada por autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) como limpeza étnica, informou nesta quinta-feira um ministro de Estado.

``Eles assinaram um cessar-fogo humanitário em N'Djamena na noite passada para a abertura de corredores de assistência para que a ajuda possa ser distribuída aos que necessitam'', disse Najeeb al-Kheir Abdul Wahab, ministro das Relações Exteriores.

As conversas de paz em N'Djamena, capital de Chadian, continuam com dois grupos rebeldes que iniciaram uma revolta no ano passado. Eles acusam o governo do Sudão de armar milícias árabes para incendiar e saquear vilarejos africanos.

Nesta quarta-feira, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, alertou que um genocídio parecido com o de Ruanda poderia estar ocorrendo em Darfur e disse que ação militar internacional poderia ser necessária - uma sugestão rapidamente rejeitada pelo governo sudanês.

A ONU estima que mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelos conflitos na região. Cerca de 110 mil refugiados já fugiram para o Chade.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo