Taiwan deve comprar mísseis dos EUA

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Julho de 2003 às 01:48, por: CdB

Taiwan planeja comprar dos Estados Unidos mísseis avançados ar-ar AIM-120 para reforçar a capacidade de combate de seus aviões F-16. De acordo com o jornal Zhongguo Shibao, os AIM-120 já estão prontos e serão entregues no outono.

Embora não tenha sido revelada a quantidade de mísseis que serão adquiridos, o jornal afirmou que dependerá do número de pilotos taiuaneses treinados para seu uso e do número de aviões preparados para recebê-los.

Até agora, Taiwan dispõe de cerca de 20 aparelhos F-16 na base aérea de Luca, no Arizona (Estados Unidos), dotados com interface para a instalação dos mísseis AIM-120.

No próximo ano, devem ser feitas manobras experimentais com o novo armamento em território taiuanês, no primeiro teste com esse tipo de míssil fora dos EUA.

Os AIM-120 são uma nova geração de mísseis ar-ar que se caracterizam por sua rapidez e reduzido tamanho e são compatíveis com os aviões americanos F-15, F-16 e F-22, assim como com o alemão F-4 e o britânico Sea Harrier.

Nos últimos meses, os Estados Unidos pediram ao Governo taiuanês que aumentasse suas compras de materiais bélicos avançados para se defender de um possível ataque chinês. Segundo um relatório do Pentágono publicado pelo jornal Washington Post no início do mês, em um ano, os mísseis chineses instalados perto de Taiwan passaram de 350 para 450.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo