Taliban anuncia morte de importante chefe afegão

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Abril de 2004 às 05:39, por: CdB

Remanescentes da milícia Taliban mataram um importante chefe de inteligência do Afeganistão e capturaram três distritos perto da fronteira com o Paquistão, disse nesta segunda-feira um porta-voz do grupo islâmico.

Combatentes do Taliban mataram Ahmadullah, chefe de inteligência da Província de Uruzgan, na região central do Afeganistão, e estão planejando intensificar os ataques contra autoridades do governo do país e contra militares dos Estados Unidos, afirmou o porta-voz Abdul Latif Hakimi.

O Taliban declarou uma jihad (guerra santa) contra tropas estrangeiras e do governo do Afeganistão e organizações de ajuda humanitária. Desde agosto do ano passado, mais de 600 pessoas foram mortas em incidentes violentos, atribuídos em grande parte ao Taliban.

Ahmadullah foi capturado na última quinta-feira com dois de seus seguranças perto de sua aldeia natal, Tirin Kot, cerca de 350 quilômetros a sudoeste de Cabul. ``Nós os matamos depois que ele se recusou a cooperar conosco'', disse Hakimi. ``Não vamos entregar os corpos até que autoridades de Uruzgan entreguem o corpo de um membro do Taliban que eles mataram.''

A Província de Uruzgan era um bastião do Taliban antes da queda do grupo fundamentalista no final de 2001 e vive recentemente uma onda de ataques. Hakimi disse também que combatentes do Taliban capturaram neste domingo três distritos na remota Província de Paktika, perto da fronteira com o Paquistão, mas um chefe da polícia na região negou.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo