Tony Blair elogia reformas apresentadas por Lula

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Julho de 2003 às 12:04, por: CdB

Durante a Cúpula da Governança Progressista, que se encerrou nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a lideranças de 14 países as propostas de reformas que estão em andamento no Brasil. Tony Blair elogiou.

"Elas são consistentes e seguem os princípios da Governança Progressista", afimou o premiê britânico.

Blair disse que o encontro é importante por reunir pessoas de lugares diferentes, com problemas diferentes que tentam encontrar soluções para questões semelhantes: eficiência econômica, disciplina fiscal, combate à corrupção e garantia de justiça social.

- Discutimos a importância de permitir aos países em desenvolvimento o acesso aos mercados. Estamos comprometidos a facilitar o livre comércio e a encontrar mecanismos de parcerias - disse.

O presidente Lula disse que ficou feliz por ter participado do encontro. Questionado se era uma contradição ele participar deste Fórum, pela posição política que defende e pelas críticas que fez ao ex-presidente Fernando Henrique, respondeu:

- Eu fui convidado para participar deste Fórum com a certeza de que nós tínhamos o que falar. O presidente Fernando Henrique Cardoso não deixou a situação do país delicada porque participava deste Fórum, e sim porque eu acho que ele acreditou em coisas que não deveria acreditar. E isso não impede que outros presidentes possam participar de todos os Fóruns internacionais a que forem convidados - disse Lula.

A primeira Cúpula de Governaça Progressita aconteceu em 1997 para reunir líderes de centro-esquerda de todo o mundo.

- A idéia é aproximar governo do setor privado: levar o setor privado a agir com espírito público do Estado e, o Estado a funcionar com a eficiência do setor privado - explicou Blair.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo