Turquia e aliados avançam em território sírio na luta contra os curdos

Arquivado em:
Publicado Domingo, 28 de Agosto de 2016 às 12:02, por: CdB

O avanço de forças da Turquia em território da Síria não abalou as relações com a Rússia, que apoia o regime do presidente Bashar Al Assad

 
Por Redação, com agências internacionais - de Beirute
  O exército da Turquia e seus aliados avançaram ainda mais sobre a Síria neste domingo, apoderando-se de território controlado por forças alinhadas aos curdos, no quinto dia de uma campanha que um grupo de monitoramento disse ter matado pelo menos 35 moradores.
turcos-curdos.jpgHomens do exército sírio posicionam-se na defesa dos territórios retomados, no leste do país
Aviões de guerra turcos sobrevoaram o norte da Síria ao amanhecer e sua artilharia atingiu o que fontes de segurança disseram ser locais detidos pela milícia curda YPG, após o Observatório Sírio de Direitos Humanos informar um combate feroz durante a noite em torno de duas aldeias.

Turquia versus curdos

O exército turco disse que 25 militantes curdos foram mortos em seus ataques aéreos. Não houve comentário imediato do YPG, mas forças alinhadas com a milícia curda disseram que se elas retiraram da área visada pela Turquia antes da ofensiva. O regime de Ancara, que também está lutando contra insurgentes curdos em seu próprio território, enviou tanques e tropas para a Síria na quarta-feira para apoiar seus aliados rebeldes sírios. O avanço turco em território da Síria não abalou as relações com a Rússia, que apoia o regime do presidente Bashar Al Assad. Neste domingo, Moscou retirou a proibição de voos charter para a Turquia, disse o governo em seu site. A Rússia havia proibido voos charter para a Turquia, que era um popular destino de férias para os russos, após a derrubada de um jato da força aérea russa por militares turcos em novembro passado. A Turquia, que também está lutando contra insurgentes curdos em seu próprio território, enviou tanques e tropas para a Síria na quarta-feira para apoiar seus aliados rebeldes sírios.
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo