UE fecha com AstraZeneca primeiro acordo de vacina contra covid-19

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 14 de agosto de 2020 as 11:24, por: CdB

A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo com a farmacêutica britânica AstraZeneca para a compra de pelo menos 300 milhões de doses de sua potencial vacina contra a covid-19.

Por Redação, com Reuters – de Bruxelas

A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo com a farmacêutica britânica AstraZeneca para a compra de pelo menos 300 milhões de doses de sua potencial vacina contra a covid-19.

UE fecha com AstraZeneca primeiro acordo de vacina contra covid-19 do bloco
UE fecha com AstraZeneca primeiro acordo de vacina contra covid-19 do bloco

O órgão executivo da União Europeia, que negocia em nome dos 27 países do bloco, disse que o acordo prevê a opção de comprar 100 milhões de doses adicionais caso a vacina se prova segura e eficaz.

O acordo é a primeira compra antecipada da UE de uma vacina potencial contra o coronavírus.

– Hoje, depois de semanas de negociações, temos o primeiro Acordo de Compra Antecipada da UE para uma candidata a vacina – disse a comissária de Saúde do bloco, Stella Kyriakides, em comunicado.

O acordo

O acordo vem depois de um acerto inicial com a AstraZeneca alcançado em março pela Aliança para Vacinas Inclusivas da Europa (IVA), grupo formado por França, Alemanha, Itália e Holanda para assegurar doses da vacina para todos os Estados-membros.

A Comissão não divulgou os termos do novo acordo, nem disse se as condições acordadas inicialmente foram alteradas.

Reino Unido firma acordos com J&J e Novavax

O Reino Unido comprará vacinas contra covid-19 em potencial da Johnson & Johnson e da Novavax Inc, informaram as empresas norte-americanas nesta sexta-feira, aumentando o número de acordos que o país tem com farmacêuticas em meio à corrida global por vacinas.

Reino Unido e Estados Unidos estão na liderança, cada um com seis acordos de vacina com farmacêuticas, enquanto empresas e governos de todo o mundo trabalham sem parar para encontrar uma vacina contra a pandemia mundial.

Os acordos mais recentes elevam o número total de doses garantidas pelo Reino Unido para 362 milhões, para uma população de 66 milhões.

Os contratos cobrem uma variedade ampla de tipos de vacina contra covid-19 atualmente em desenvolvimento, já que o Reino Unido procura reduzir os riscos caso uma ou mais das tecnologias não seja eficiente.

A Johnson & Johnson disse que sua unidade da Janssen Pharmaceutica proporcionará ao governo britânico uma venda inicial de 30 milhões de doses de sua candidata Ad26.COV2.S somente para uso pandêmico emergencial e sem visar lucro.

O acordo de compra antecipada também oferecerá a opção de uma aquisição adicional de até 22 milhões de doses, disse.

Em um comunicado separado, a Novavax disse que o Reino Unido comprará 60 milhões de doses de sua candidata a vacina contra coronavírus, NVX-CoV2373, para um teste clínico de estágio avançado.

A vacina da Janssen usa uma técnica de adenovírus para transportar proteínas de coronavírus para células do organismo, e a da Novavax usa uma tecnologia conhecida como nanopartícula recombinante para produzir antígenos, moléculas concebidas para induzir uma reação do sistema imunológico.

Kate Bingham, presidente da Força-Tarefa de Vacinas do Reino Unido, disse que escolher vacinas que utilizam abordagens diferentes maximiza as chances de sucesso.

– Já montamos nosso portfólio essencial de vacinas diferentes, porque não sabemos se alguma destas vacinas diferentes funcionará – disse Bingham à rede Sky News.

Estudos recentes levam a crer que a probabilidade de uma vacina experimental avançar dos testes iniciais em pessoas para uma aprovação regulatória é de cerca de uma em três.

A J&J disse que também concordou em colaborar com o governo britânico em um teste global de Fase 3 para estudar o regime de duas doses de sua candidata a vacina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *