Venezuela critica presença de blindados da Colômbia na fronteira

Arquivado em:
Publicado Segunda, 22 de Maio de 2017 às 09:48, por: CdB

A Venezuela alertou ainda a comunidade internacional "sobre a paralisação dos acordos de paz por parte da elite que governa a Colômbia

Por Redação, com EFE - de Caracas:

O governo venezuelano denunciou nesta segunda-feira a presença de veículos blindados de combate na zona fronteiriça com a Colômbia, especificamente em Paraguachón, e disse que o fato é uma "insólita e inadmissível provocação" do país vizinho. A informação é da EFE.

venezuela-3.jpg
Venezuela critica presença de blindados colombianos na fronteira

– A Venezuela expressa sua mais enérgica rejeição à insólita e inadmissível provocação executada pela República da Colômbia. Com a presença de veículos blindados de combate a poucos metros da linha fronteiriça com a Venezuela – durante o domingo, disse a Chancelaria venezuelana em um comunicado divulgado hoje.

Segundoo documento, estas "provocações" também ocorreram em outras oportunidades. Como em 31 de março na cidade colombiana de Cúcuta. "Chama a atenção que, nos últimos dias, altas autoridades da Colômbia disseram pelo mundo que estão se preparando para (receber) ondas de imigrantes venezuelanos, produto de um grande evento de violência (...). Para justificar a intervenção na Venezuela", acrescentou.

A Chancelaria venezuelana disse que a "provocação" ocorrida no domingo procura "desviar a atenção" da profunda "crise política e social (que acontece na zona colombiana) do Vale do Cauca, Buenaventura".

A Venezuela alertou ainda a comunidade internacional "sobre a paralisação dos acordos de paz por parte da elite que governa a Colômbia. Frustrando todos os esforços internacionais para tornar realidade o fim da guerra neste país".

Desde 2015

Já o Ministério de Defesa da Colômbia afirmou que os veículos blindados colocados perto da passagem fronteiriça de Paraguachón. Que une o país com a Venezuela. Só cumprem uma função de “controle de delitos". E estão nessa zona “desde 2015. Em função de acordos entre autoridades militares de ambos países e permanecerão fazendo esse controle territorial de maneira normal".

Weildler Guerra, governador do departamento colombiano de Guajira, do qual faz parte Paraguachón. Disse em entrevista à BLU Radio que os carros blindados estão situados a 11 quilômetros de Paraguachón para combater o contrabando. Ele falou que a denúncia da Venezuela é uma forma de desviar a atenção para outros assuntos. "Estão tentando fabricar um incidente com a Colômbia", afirmou.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo