Violência é causada por urbanização acelerada, diz pesquisadora

Arquivado em:
Publicado Quarta, 14 de Abril de 2004 às 09:00, por: CdB

A violência nas grandes cidades brasileiras é um problema provocado por um processo de urbanização muito intenso e rápido nos últimos 20 anos. O comentário é de Ana Lúcia Sabóia, coordenadora da pesquisa Síntese dos Indicadores Sociais, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em entrevista ao telejornal NBR Manhã, exibido pelo canal de TV a cabo da Radiobrás, ela lembrou que nos últimos 20 anos a violência urbana causou 500 mil mortes em todo o país, atingindo em grande parte a população de jovens brasileiros. O Rio de Janeiro, acrescentou Sabóia, lidera esses índices. No Estado, em cada grupo de 100 mil habitantes morrem 181 jovens, assassinados em crimes cometidos com arma de fogo.

Os homicídios, segundo a coordenadora, acabam causando uma diminuição crescente entre os homens, na comparação com a população feminina da faixa etária que vai dos 14 aos 25 anos.

Os dados apresentados pelo IBGE revelam que os centros urbanos são responsáveis por 85% da população do país, cuja distribuição ainda está concentrada na região Sudeste.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo