Zuckerberg tenta evitar que Facebook veicule notícias falsas

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Publicado Domingo, 20 de Novembro de 2016 às 15:20, por: CdB

O Facebook insiste, há tempos, ser uma empresa de tecnologia e não de mídia. Por isso, rejeita a ideia de ser responsável pelo conteúdo que seus usuários publicam

 

Por Redação, com Reuters - de Nova York, EUA

 

O Facebook, que enfrenta críticas por não ter evitado uma enxurrada de notícias falsas de serem compartilhadas na rede social antes da eleição norte-americana, está tomando uma série de medidas para eliminar boatos e outros tipos de mentiras de seus feeds. A afirmação consta de nota do presidente da empresa, Mark Zuckerberg, distribuída neste fim de semana.

zuckerberg.jpgO conselho do Facebook apoia Mark Zuckerberg na tentativa de evitar que novos boatos sejam distribuídos na rede social

O Facebook insiste, há tempos, ser uma empresa de tecnologia e não de mídia. Por isso, rejeita a ideia de ser responsável pelo conteúdo que seus usuários publicam e compartilham na plataforma. Pouco após a eleição, Zuckerberg afirmou que a noção de que informações mentirosas publicadas no Facebook ajudaram a eleger Donald Trump era uma "ideia maluca".

Ele então afirmou, no sábado, que mais de 99 por cento do que as pessoas veem no Facebook é autêntico. Afirmou que há "apenas uma pequena porção" de informações mentirosas e boatos.

Mas postou, na véspera, uma nota em tom totalmente diferente. Zuckerberg afirmou que o Facebook está trabalhando no assunto há muito tempo. Disse, ainda, que o problema é complexo tanto técnica como filosoficamente.

Notícias falsas

"Embora a porcentagem de desinformação seja relativamente pequena, temos muito mais trabalho à frente no nosso planejamento", afirmou.

Ele listou uma série de medidas que já estão sendo implementadas na rede social. E citou maior automação para "detectar o que as pessoas sinalizam como falso antes mesmo que elas o façam".

Ele também disse que o Facebook tornará mais fácil o relato de conteúdo falso. E trabalhará com terceiros e jornalistas para checagem de fatos e explorará símbolos de alerta para conteúdos tidos como falsos. A empresa também tentará impedir que fornecedores de notícias falsas ganhem dinheiro por meio de seu sistema de publicidade, como foi previamente anunciado.

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