1º caso de vírus do nilo ocidental confirmado este ano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 9 de julho de 2003 as 03:22, por: CdB

As autoridades médicas dos Estados Unidos confirmaram, nesta quarta-feira, o primeiro caso, neste ano, de uma pessoa infectada com o vírus do nilo ocidental, transmitido por picadas de mosquito.

 

– Conhecendo a rapidez com que se estendeu o vírus do nilo ocidental no ano passado, pedimos a todas as pessoas que passam tempo ao ar livre que tomem medidas para proteger-se das picadas de mosquito – disse Julie Gerberding, diretora do Centro para o Controle e a Prevenção da Doença (CDC).


Em 2002, 4.156 pessoas contraíram a doença nos EUA, o que custou a vida de 284 delas.


O primeiro infectado deste ano é um pescador da Carolina do Sul de 65 anos, cuja identidade não foi facilitada mas que se recupera da doença favoravelmente, segundo fontes dos serviços de saúde deste estado.


O vírus é transmitido aos seres humanos pelas picadas de mosquitos que antes picaram pássaros infectados. A doença já foi detectada em animais de 28 estados, por isso o CDC recomenda o uso de repelente e de roupa de cor clara e manga comprida.


Além disso, pede que sejam esvaziados ou drenados recipientes ou lugares onde fica água parada e que sejam instalados mosquiteiros nas janelas.


Aproximadamente duas pessoas de cada dez que são picadas por um mosquito infectado sofrem os sintomas da doença, que consistem em dores de cabeça e nos músculos e coceira, segundo o CDC.