O número de mexicanos que vive nos Estados Unidos chegou a 9,9 milhões em 2003, mas quando somado os descendentes a cifra ronda os 25,5 milhões de pessoas, informou na última segunda-feira o Conselho Nacional de População (Conapo) através de um relatório.
O organismo mexicano revelou ainda que os mexicanos dos Estados Unidos representam 29 por cento dos imigrantes do país e 3,5 por cento da população.
A pesquisa também diz que há mais homens do que mulheres mexicanas em solo dos EUA: 116 a 100 – uma conseqüência da imigração circular, ou seja, prática de trabalhar nos Estados Unidos por períodos curtos e regressar ao país de origem.
A idade média dos mexicanos radicados nos Estados Unidos é de 34 anos, acrescentou o relatório.
– Os imigrantes também podem ser classificados por seu nível baixo de escolaridade, em comparação a outros grupos populacionais que residem nos Estados Unidos – ressaltou o texto.
O estudo também mostrou que somente um em cada cinco imigrantes de origem mexicana tem a cidadania americana (21%) e que 53 por cento do total não conta com a cobertura dos serviços de saúde do país.
25,5 milhões de Mexicanos e descendentes vivem nos EUA
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 13 de janeiro de 2004 as 04:09, por: CdB