4 crianças vietnamitas morrem quatro em explosão de granada

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 7 de julho de 2003 as 04:33, por: CdB

Pelo menos quatro crianças vietnamitas morreram no último sábado na meseta central do Vietnã, ao explodir uma granada com a qual brincavam, informou nesta segunda-feira, a polícia local.

As crianças, de idades entre 7 e 11 anos, morreram na hora, disse o porta-voz da polícia da localidade Dak Song, Nguyen Tien Dung.

– Os menores, três irmãos e um primo, brincavam com um objeto redondo com uma corda, encontrado em sua nova casa, quando ele explodiu – acrescentou Dung.

De acordo com a polícia, esta é a primeira vez que explode uma granada na localidade, deixando vítimas fatais, embora seja comum os moradores acharem na região bombas da época da guerra do Vietnã.

Calcula-se que cerca de 350.000 artefatos explosivos e outros três milhões de minas antipessoais ainda estejam enterrados em campos em todo o país desde então.

Segundo a organização humanitária Landmine Survivors Network, pelo menos duas mil pessoas morrem, ou ficam feridas, por ano, devido às explosões de bombas e minas antipessoais.