Preços dos ovos disparam em mais de 200%, durante a atual pandemia

ovos

O dado consta da terceira edição do ‘Estudo Sobre Variação de Preços dos Produtos na Pandemia’, a qual mostra que o ovo foi o produto que apresentou a maior variação de preço, com aumento de 202,13% acima da média inflacionária. A inflação oficial, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), variou 19,9% no mesmo período.

Continue lendo

Alta de preços na porta de fábrica alimenta inflação

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, a maior variação de preços veio dos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (2,43%), seguidos pelos bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (2,04%), bens de consumo semi e não duráveis (0,80%) e bens de consumo duráveis (0,62%).

Continue lendo

Inflação deste ano ficará mesmo em dois dígitos, segundo o BC

“Destaca-se o aumento da probabilidade de a inflação ficar acima do limite superior em 2022, que passou de 88% no relatório anterior para próximo de 100%”, diz o relatório do BC. Este será o segundo ano consecutivo em que a meta de inflação será descumprida, após a inflação de 2021 ter fechado em 10,06%, valor bem acima dos 5,25% definidos pelo teto daquele ano.

Continue lendo

Índice que reajusta aluguéis, IGP-M sofre novo impacto

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), por sua vez, arrefeceu de 0,45% para 0,30% em junho. O índice de preços no atacado acumula variação de 10,70% em 12 meses. Na sequência, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) avançou de 0,35% para 0,71% na margem, com inflação acumulada de 10,23% em 12 meses, segundo a pesquisa da FGV.

Continue lendo

Senado avalia Projeto de Lei que suspende os aumentos nos remédios

Remédios

O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e é referente ao período entre 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023, no percentual de 15,5%, para planos de saúde e medicamentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 27 de maio, mas pode ser suspensa se o Plenário aprovar o novo PL.

Continue lendo

Mulheres perderam mais vagas de emprego na pandemia

Foi o que ocorreu, por exemplo, com a educação, em que elas respondem por cerca de dois terços do pessoal. Com a suspensão das atividades escolares, os estabelecimentos de ensino executaram corte de 1,6% do seu pessoal assalariado. Já na construção, setor em que 90,6% dos empregos são homens, houve aumento de 4,3% no número de assalariados.

Continue lendo

BRICS ampliado muda face geopolítica mundial, afirma economista

Abishur Prakash supõe que a principal vantagem que os países do BRICS vão possuir, após uma eventual expansão, é sua dominância no mercado alimentar global. Em particular, o cientista diz que o BRICS expandido vai ter o cesto alimentar que “todo o mundo deseja”, tendo em conta, antes de mais nada, os países em desenvolvimento.

Continue lendo