Discurso heterodoxo de Guedes, em Davos, atribui crise global aos pobres

Com o PIB estacionado à beira da estagnação, desemprego em massa e a maior redução de investimentos públicos, em séculos de História do Brasil, Guedes optou por atribuir aos mais pobres a culpa pela degradação ambiental, em curso no país. Segundo afirmou, “o grande inimigo do meio ambiente é a pobreza” e “as pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer”.

Continue lendo

CNI: massa salarial e emprego na indústria recuam nos últimos meses

Segundo a CNI, o faturamento, o emprego e as horas trabalhadas na produção também tendem a fechar o ano com pequenas quedas na comparação com a média de 2018. O nível de utilização da capacidade instalada da indústria brasileira, contudo, subiu para 78,2% em novembro de 2019, na série dessazonalizada (ajustada para o período).

Continue lendo

Paralisia na indústria tende a manter a inflação comportada e no centro da meta, preveem analistas

O centro da meta oficial de 2020 é de 4% e, de 2021, de 3,75% ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Em 2019, o choque da alta nos preços das carnes pressionou a inflação oficial do Brasil, terminando o ano acima do centro da meta oficial, porém dentro do limite pelo quarto ano seguido — avanço de 4,31%, quando o centro da meta do governo era de 4,25%.

Continue lendo

Indústria leva novo tombo e frustra previsões dos economistas mais experientes

Em novembro, a produção industrial brasileira recuou 1,2% em relação a outubro, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado anula parte da expansão acumulada de 2,2% entre agosto e outubro e é a leitura mais fraca desde a queda de 1,4% vista em março. Para meses de novembro, a queda foi a mais forte desde 2015, quando a indústria encolheu 1,9%.

Continue lendo