terça-feira, 12 de dezembro de 2017 • ANO XVII • N° 6.532

21 Comments

  1. 21

    AbLand

    Parabéns pelo artigo excepcional, apesar de altamente polêmico.
    Cara Elaine, por favor, esclareça-nos melhor a respeito da sua afirmação, por duas vezes citada no artigo, a respeito do pagamento de juros a taxas mensais de 12%.
    Não estaria aqui contida uma inverdade, talvez, por erro de digitação.
    Grato

  2. 20

    W.A.

    Brilhante texto! É exatamente este tipo de conteúdo que as pessoas deveriam, sempre, ter acesso neste país. Infelizmente, vemos hoje uma mídia (principalmente as grandes mídias) desinformando as pessoas com notícias tendenciosas ou, até mesmo, inverídicas. Este texto da Elaine Tavares demonstra que ainda existem, neste país, pessoas que concretizam o verdadeiro jornalismo: isento e virtuoso.

    Parabéns pelo excelente Texto, Elaine Tavares.

  3. 19

    Marcia Eloy

    Esta senhora é jornalista de que jornal?

  4. 18

    J. M. Monteiro

    E os nossos “pobres” juízes, mesmo recebendo salários acima dos que são pagos no Primeiro Mundo, ainda acham pouco o que chamam de “baixos” rendimentos. É óbvio que não são todos mas a parcela daqueles que querem sempre mais é enorme. Já que não estão satisfeitos que peçam demissão e procurem coisa melhor. Afinal ninguém é obrigado a ser juiz! Ou é!!!!???

  5. 17

    J. M. Monteiro

    Enquanto isso o governo federal anuncia que no ano de 2012 haverá milhares de milhares de contratados para o serviço público da União. Ou seja, enquanto o resto do mundo diminui despesas, corta e até congela salários, além de alguns acabarem com o 13.o, aqui se faz justamente o contrário. Mas ainda bem(!?) que ao sinal de qualquer sufoco financeiro o poder central sabe de onde irá tirar mais dinheiro: de nós, aumentando e aumentando mais os já mais elevados do mundo. Além do mais sabe que nós não reagiremos mesmo. Mas é imprescindível lembrar que o Brasil não faz parte de outra galáxia, que nós vivemos numa aldeia global. Um dia, infelizmene, o país ficará simplesmente ingovernável. Aí já era.

  6. 16

    Maria Cristina Lélis da Silva

    Obrigada pela informação lúcida e acessivel…Repito onde está o abaixo assinado as milhões de assinatura para se enviar ao “Congresso”, e solicitar esta auditoria? Está mais do que nunca, na hora…A Constituição não permite que com um determinado número de assinaturas o Congresso tem que executar….É o cidadão fazendo valer o seu direito, vamos lá BRASIL , auditoria na dívida, nos acordos espúrios…, feito para se ganhar comissões….etc….

  7. 15

    Eliseu pinto Teixeira

    Elaine.
    E dona Dilma ainda se compromete a ajudar os europeus pelo uma
    crise que todo mundo que leu “Os Protocolos dos Sábios de Sião” sabe quem “fabrica” essa crise”.
    FHC vem com o “PROER” dele.

  8. 14

    J. M. Monteiro

    Uma correção: na última linha do comentário anterior o correto é “dizem, se o mal não tem cura, devemos conviver com ele”.

  9. 13

    J. M. Monteiro

    Quem nos dera se nós, pobres mortais, pagássemos juros de 12% ao ano.
    Quanto aos bancos é verdade que são feito predadores que nos atacam dia e noite. INCLUSIVE os bancos do governo, Caixa e BB, não podemos esquecer.
    Agora se o Brasil tem tão monstruosa dívida pública, a pior de todas, é porque gasta mais do que arrecada. Esse negócio de culpar os americanos……..ah, isto é pré-histórica cantilena. Afinal, sem quereer generalizar, temos uma doentia inveja do Tio Sam. Assim é muito cômodo colocar a culpa nos irmãos do Norte por tudo de ruim que aqui ocorre, embora os culpamos sejamos nós mesmos.
    Porém a mais infeliz das coisas que poderia ter acontecido ao Brasil foi ter sido colonizado por Portugal. O nosso começo foi péssimo e o resultado aí está. E como dizem, se o mal não tem cura, devemos convier com ele.

  10. 12

    Gilson Raslan

    Essa Eliane é doida, burra, mentirosa, irresponsável ou tudo isto junto. Para ficar em apenas dois itens por ela aborados, vejam a sandice dessa mulher:
    1. afirma ela que o Brasil pagou 635 bilhões de reais de juros em 2010. Considerando que a dívida brasileira é de aproximadamente um trilhão e meio de reais, os juros não ultrapassaram 150 bilhões de reais naquele ano, tendo em vista que a taxa selic era de 10% ao ano.
    2. diz ela que estamos pagando juros de 12% mensais, quando na verdade a taxa selic é de 12% ao ano.
    O resto de seu artigo é resto mesmo.
    E ainda tem gente a aplaude!

  11. 11

    Benedito Hilário de Melo

    Antes de auditar-se, o sigilo fiscal e econômico tem que ser prescrito.

    Os corruptos se escondem atrás do sigilo fiscal. Sem o sigilo, ai sim fariamos uma real configuração do roubo e principalmente o que é mais importante ONDE E COM QUEM ESTA A GRANA.
    Teria satisfação de ver a cara de todos estes ladrões (leia-se: polticos juízes, desembargadores, empresários, militares a lista é …) PRESOS.
    Ai sim, teria orgulho de ser brasileiro.

  12. 10

    Paulo Cesar Semblano da Costa

    Por conta de sucessivos governos entreguistas e corruptos de direita e de esquerda o Brasil chegou a esta situação. Direita e esquerda: 1º Comando da Capital e Comando Vermelho.

  13. 9

    J Carlos

    Matéria apresentada de forma clara, simples e objetiva. Elaine Tavares deveria prosseguir e aprofundar o tema levantando alternativas, propondo soluções e sugerindo ações no nível da população. Todos sabemos que o mundo é governado pelo Goldman Sachs, mas podemos fazer uma revolução ? Elaine, por favor, prossiga na luta.

  14. 8

    Sergio Lins

    Olha, fazia muito tempo que não lia um artigo tão mal escrito, cheio de dados incorretos, exageros e distorções.
    Peço autorização para divulgá-lo aos meus alunos de Economia (citando a fonte, obviamente) como anti-exemplo de uma análise sobre um assunto complexo.
    Parabéns, me ajudou muito.

  15. 7

    Marlon Henrique

    Onde assino o manifesto? Já tem data para sairmos às ruas?
    Essa situação é impraticável. Precisamos dar a cara à tapa, e dar muitos tapas na cara.

  16. 6

    Cleusa

    Brilhante matéria!!

  17. 5

    Cleusa

    Prezada Elaine,

    Concordo com os outros comentários aqui expostos. Há muito tempo deveria ter sido realizada essa auditoria. Devemos nos mobilizar para mudar essa situação insustentável. Chega de dar de graça o que é de todos nós brasileiros. E chega de escravidão, enquanto os beneficiados devoram nosso planeta. Que futuro daremos a todos nós e às nossas crianças!!

  18. 4

    Rodolfo carvalho

    Excelente.
    Sem dúvida alguma você está prestando um grande serviço a todos nós leitores. Parabéns.

  19. 3

    Wanderley Caloni

    Muito simpática sua tentativa de “explicar” alguns conceitos macroeconômicos que ocorrem debaixo do pano, embora tenha escorregado aqui e ali totalmente enviesada (como, por exemplo, afirmar DUAS vezes que os juros são de 12% ao MÊS).

    Fora isso, sugiro se candidatar à vaga de jornalista do Grupo Folha ou derivados, se bem que imagino que esse artigo já seja um começo para isso.

    []s

  20. 2

    roberto carlos

    Excelente Elaine, didatico e profundo. Mas a grande “midia” dá as costas para este fatos pois ela é comprada, lacaia e tem muito lucro (leia-se: roubo)) com este estado de coisas. Parabens!

  21. 1

    joselino santos pereira

    Sou a favor da investigação, os banqueiros cada dia mais ricos , e os pobres mais pobres, porque tem que tirar do seu salário 40% para pagar imposto. Si precisar vamos para iniciativa popular ou plebicito,porque quando fala em tirar prévilegio dos poderosos, o barulho é do tamanho de um terremoto.
    Agradeço e parabens pela sua coragem de falar a verdade.
    Vamos acabar com este cancer que esta nos cosumindo.
    Agente Juridíco em Direitos Humanos. Rabúla

Os comentários estão encerrados.

Copyright 2017 - Todos os direitos reservados

%d blogueiros gostam disto: