A quem interessa a seriedade das eleições no Brasil?

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 22 de março de 2006 as 17:04, por: CdB

Troca-troca
Os parlamentares vivem a defender a tal reforma política. Não faltam projetos, o que falta é seriedade. Deveria ser logo aprovada a proposta que fixa em dois anos antes da eleição o prazo para candidato mudar de partido. Diminuiria o troca-troca. Outro importante projeto permite que os partidos recebam a versão digital das urnas, dando transparência às eleições. Assim, poderiam fazer apurações paralelas e detectar fraudes. Mas quem se interessa?

Conciliação I
O Banco Itaú adotou um sistema próprio de conciliação e já se livrou de 40 mil processos trabalhistas. Desde sua criação, a coluna Solidariedade defende esta tese, porque a conciliação é sempre melhor do que um interminável processo judicial, que só Deus sabe quando e como terminará.

Conciliação II
Outra boa notícia jurídica é a decisão do Tribunal Superior do Trabalho, que está preparando novas súmulas que reduzirão expressivamente o número de causas trabalhistas. Assim, ações semelhantes serão julgadas rapidamente, com economia de recursos. O mais importante, porém, é a conciliação.

Calamidade
A Previdência envia correspondência a 130 mil aposentados e pensionistas que não se recadastraram. Outros 82 mil, sem endereço válido, serão comunicados por edital. Se houver um só segurado recebendo sem ter direito, é um escândalo. Mas se houver 212 mil, será uma calamidade nacional.

Elo perdido
A Universidade de Columbia, em Nova York, anuncia que criará um centro de pesquisa sobre o cérebro e o comportamento, com verba de US$ 200 milhões. Sugerimos que estudem os cérebros de determinadas personalidades da política brasileira, para buscar o elo perdido de Charles Darwin.

Preferência
Não se deve estranhar que no Canadá a TV e a internet estejam cheias de anúncios de Viagra. A mais recente pesquisa com adultos canadenses (entre 40 e 64 anos) mostra que preferem a telinha à cama. Dedicam só 1h45m semanais ao sexo , mas passam mais de 32h semanais vendo TV ou na internet.