Rio de Janeiro, 02 de Novembro de 2024

Analistas prevêem redução inflacionária este ano

Arquivado em:
Segunda, 30 de Janeiro de 2006 às 12:16, por: CdB

Após duas semanas com previsão de elevação, os especialistas estimam uma pequena redução na inflação para este ano. A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 4,60% frente aos 4,61% da semana anterior de acordo com o Boletim Focus. O IPCA é o índice que o governo usa para fixar a meta oficial de inflação, que este ano é de 4,5%.

O Boletim Focus divulga semanalmente a pesquisa realizada pelo Banco Central com uma centena de analistas de mercado e instituições financeiras. Nesta semana, a expectativa dos entrevistados para grande parte dos índices se manteve estável, como a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, que há cinco semanas é estimada em 15% no fechamento do ano.

A expectativa do índice dos preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros) também se manteve em 4,5%. Já a projeção para as exportações aumentou com a previsão de saldo da balança comercial passando de US$ 38,7 para US$ 39. Os analistas estimaram estabilidade para os preços do mercado atacadista, mantendo o prognóstico da pesquisa anterior.

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) em 4,86%, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) em 4,85%. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) continua em 4,62%. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), repete o estimado há 39 semanas, 3,5%.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo