A seleção brasileira terá Chile, Costa Rica e Paraguai como primeiros adversários na Copa América de 2004. O Brasil ficará no grupo C, com sede em Arequipa, na competição que será disputada entre 6 e 25 de julho no Peru.
A estréia da equipe comandada pelo treinador Carlos Alberto Parreira será no dia 8 de julho contra os chilenos, no estádio Municipal de Arequipa, cidade localizada a cerca de 1000 km da capital Lima e a 2.300 de altitude. No dia 11 é a vez de enfrentar a Costa Rica e o jogo contra os paraguaios está marcado para o dia 14.
O anfitrião Peru está no grupo A, em Lima, ao lado de Bolívia, Colômbia e Venezuela. A Argentina é a cabeça-de-chave do grupo B e terá Equador, Uruguai e México como adversários na cidade de Chiclayo. Os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas-de-final.
O sorteio, que contou com a presença do ex-jogador Dunga, foi marcado por algumas gafes, como quando o México acabou apontado para o grupo C, sendo que esta chave já estava completamente preenchida. Outro fato curioso foi o público peruano torcendo para que a Venezuela - considerada a seleção mais fraca do continente - caísse no grupo do anfitrião. De fato, isso acabou acontecendo.
A Copa América, competição oficial no calendário da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), foi realizada pela primeira vez em 1916 e é a disputa mais antiga entre seleções no planeta. Esta edição - a 41ª da história - terá um total de 26 jogos.
O Brasil conquistou o torneio em seis oportunidades: 1919, 22, 49, 89, 97 e 99. A atual campeã é a Colômbia, tendo vencido em casa em 2001. Argentina e Uruguai são os recordistas de títulos, cada um com 14 troféus.
Brasil enfrenta Chile, Costa Rica e Paraguai na Copa América
Arquivado em:
Segunda, 08 de Março de 2004 às 23:02, por: CdB