O presidente taiuanês, Chen Shui-bian, jurou na última quarta-feira seu cargo para um segundo mandato de quatro anos, em um palanque cercado com um muro de vidros blindados e sob a vigilância de mais ou menos 8 mil policiais e 6 mil soldados.
Chen anunciou na quarta-feira que seu esperado discurso de posse será centrado nas relações com a China e a reforma constitucional e que tratará de apaziguar as objeções de Washington e as iras da China e da oposição.
O jornal taiuanês 'Zhongguo Shibao' adiantou que Chen substituirá seu plano de criar uma nova Constituição para melhorar os laços com Washington e Pequim.
Chen expressou sua intenção de formular uma nova Constituição para Taiwan em 2006 mediante um referendo, e colocá-la em vigor em 2008.
- Embora os temas sejam sensíveis e complicados, usaremos a sabedoria com uma atitude racional e responsável para apresentar nossas novas idéias sobre o desenvolvimento de Taiwan - disse Chen.
O governante assinalou que em seu discurso detalharia também seus esforços nos últimos quatro anos para contribuir para o benefício mútuo de Taiwan e EUA, assim como a paz entre os dois lados do estreito de Taiwan, e a estabilidade na região asiática e no Pacífico.
Chen Shui-bian jura cargo para segundo mandato
Arquivado em:
Quinta, 20 de Maio de 2004 às 00:34, por: CdB