Rio de Janeiro, 10 de Novembro de 2024

China prente quatro por explosão em mina

Arquivado em:
Quinta, 02 de Dezembro de 2004 às 03:49, por: CdB

Quatro pessoas foram detidas por sua suposta responsabilidade na explosão de uma mina de carvão na província central chinesa de Henan que em outubro matou 148 mineiros, informou hoje, quinta-feira, a agência oficial <i>Xinhua</i>.

Os quatro detidos, que ocupavam postos de responsabilidade no poço mineiro de Daping, foram acusados de negligência na explosão de gás metano em 22 de outubro.

- A tragédia poderia ter sido evitada se não tivesse havido um descumprimento das obrigações. - destacaram os advogados de acusação em declarações à <i>Xinhua</i>.

As investigações do fato determinaram que os responsáveis pela mina aumentaram a jornada de trabalho dos mineiros, o que fez crescer a concentração de gás no interior do poço.

Além disso, a lentidão de reação dos responsáveis de segurança da mina, de propriedade estatal, impediu uma rápida evacuação da instalação, na qual trabalhavam 446 mineiros, quando foi comprovado que a concentração de gás superava os níveis de alerta.

O acidente foi um dos piores da última década no setor mineiro da China, que no domingo passado sofreu outro sinistro ainda mais grave na mina de Chenjiashan (Shaanxi, norte), no qual morreram 166 trabalhadores.

O serviço oficial de notícias informou, nesta quinta-feira, de três novas explosões ocorridas nas últimas horas em Chenjiashan, embora nenhuma delas tenha deixado novas vítimas.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo