As obras de recuperação do Circo Voador, na Lapa, estão concluídas e foram entregues na manhã desta quarta-feira, com a apresentação do Coral do Ciep da Maré. Para devolver aos cariocas a mais famosa casa de espetáculos dos anos 80, a Prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões no projeto, iniciado em novembro de 2002 pela Riourbe, empresa da Secretaria Municipal de Obras.
A reinauguração será no próximo dia 22, com a festa Agite antes de usar. O novo Circo Voador é um moderno complexo cultural, com capacidade para 1.600 pessoas, projetado por arquitetos escolhidos em concurso público realizado pelas secretarias de Urbanismo e das Culturas. O conjunto é composto por duas construções com estrutura metálica que lembram naves espaciais, além de camarins, administração, bistrô, bilheteria, dois bares, jardins, rampa, varanda e uma passarela para circulação dos freqüentadores.
A nave principal é o espaço reservado para shows e festas, escola de circo e cursos. A estrutura tem cobertura de lona plástica com isolamento acústico e revestimento que impede a propagação de fogo. A nave anexa servirá como área de apoio, com espaço reservado para exposições e outras atividades culturais.
Na parte externa do Circo Voador, canteiros e taludes gramados, plantas ornamentais, árvores e uma alameda de palmeiras imperiais criam um ambiente agradável, com bancos, mesas, cadeiras e um telão.