Intensos combates entre forças lideradas pelos Estados Unidos e insurgentes atingiram os arredores da cidade de Mosul, no Norte do Iraque, neste sábado. Pelo menos 11 pessoas foram mortas e 52 feridas, de acordo com autoridades militares e hospitalares norte-americanas.
Devido ao confronto, um helicóptero militar dos EUA teve de pousar próximo à cidade de Tallafar, perto de Mosul. Os dois tripulantes ficaram feridos, de acordo com o exército norte-americano. Não se sabe ainda a causa do pouso do helicóptero, que pode ter sido atingido por disparos.
Explosões e tiros de metralhadora podiam ser ouvidos em Tallafar, que fica a cerca de 390 km de Bagdá, informou uma testemunha da Reuters em um hospital de Tallafar. Ele disse que muitos dos feridos eram mulheres e crianças. Helicópteros norte-americanos sobrevoaram a área e colunas de fumaça subiram no ar.
Segundo médicos, nove civis foram mortos.
- Os civis estão sendo trazidos ao hospital. Acreditamos que o número de mortos e feridos deve aumentar - afirmou um médico.
Um militar norte-americano disse que o combate teve início quando soldados da 3a Brigada e da 2a Divisão de Infantaria entraram em Tallafar. De acordo com os norte-americanos, a cidade é um refúgio para militantes suspeitos que cruzam o Iraque pela Síria.
Um veículo dos EUA, enviado para isolar o local onde o helicóptero pousou, foi alvo de granadas. Em resposta, tropas norte-americanas atiraram, matando dois insurgentes. Não foi registrada nenhuma morte entre os soldados dos Estados Unidos.
As tropas norte-americanas em solo também pediram apoio aéreo, que jogou uma bomba em uma área próxima a Tallafar. Não houve mortos nem feridos, informou o exército norte-americano em um comunicado.