Rio de Janeiro, 13 de Novembro de 2024

Democratas se cruzam nas primárias

Arquivado em:
Domingo, 18 de Janeiro de 2004 às 12:29, por: CdB

Os democratas trocaram acusações de último minuto de táticas difamantes enquanto as pesquisas apontavam para o fim próximo das eleições primárias em Iowa, desde que o evento ganhou o status de campanha presidencial nos anos 1970.

"Estou em modo combate total", declarou Howard Dean no sábado, dando uma auto-avaliação que não se aplicava menos a Dick Gephardt, John Kerry e John Edwards enquanto eles se agrediam pelo estado no fim de semana final da corrida.

As acusações de distorção e telefonemas maliciosos contrastaram agudamente com as tentativas dos candidatos de parecerem mais agradáveis no aviso de encerramento do primeiro teste da temporada de campanha.

Kerry realizou uma reunião emocional com um companheiro veterano do Vietnã, cuja vida ele salvou em combate há 35 anos. "Ele poderia ter sido baleado e morto a qualquer momento", declarou Jim Rassmann. "Eu considero que devo minha vida a ele".

Todos os quatro candidatos invocaram os fantasmas de Franklin Roosevelt, Harry Truman e John Kennedy durante o dia, competindo por aceitação como o herdeiro político certo para seus presidentes democratas anteriores.

Os comerciais finais na televisão foram alegres, também, incluindo um de Edwards que priorizou a palavra escrita - mais do que a falada - para alcançar seu objetivo. "Para todos que se levantaram, ouviram e falaram. Fizeram-nos rir, questionar, pensar e acreditar em uma visão positiva de que esperança e novas idéias podem mudar a América. Sua hora é agora", passou na tela.

Mas as delicadezas acabaram em uma corrida tão imprevisível que a última rodada de pesquisas diferiu em qual concorrente liderava, descobrindo um ponto estreito entre os quatro.

Kerry, que ganhou votos nas pesquisas recentes, afirmou que Dean e Gephardt estavam tentando amortecer seu momento no estado agrícola com uma "tentativa difamante" que distorcia seu passado em assuntos agrários. Na sexta-feira, as duas campanhas rivais forneceram aos repórteres comentários feitos por Kerry há cinco anos, indicando que ele reduziria o Departamento da Agricultura e reforçaria os subsídios agrícolas.
Kerry declarou durante o dia que mudaria o programa de subsídios, e não acabaria com ele. Mas Erik Smith, porta-voz de Gephardt, negou a acusação, acrescentando que o senador de Massachusetts estava "enviando notas negativas sobre Gephardt há semanas".

A campanha de Kerry também foi acusada de práticas de campanha desagradáveis. O apoio de Dean - que caiu nas pesquisas recentes - declarou que pelo menos um de seus eleitores havia recebido um telefonema fatigante de uma pessoa a favor de Kerry que chamou o ex-governador de Vermont de "racista ambiental".

Stephanie Cutter, uma porta-voz de Kerry, afirmou que o telefonema foi um "incidente isolado" causado por excesso de zelo da parte de um jovem voluntário. Ela disse que ele foi solicitado a deixar a campanha e estava escrevendo uma carta de desculpas à mulher para a qual telefonou.

Porém, nenhum dos lados pareceu disposto a deixar o assunto de lado.

"O supervisor do jovem não pediu desculpas por seu telefonema. Nem o supervisor do supervisor", declarou Trish Enright, porta-voz de Dean.

O apoio de Kerry cuidou de uma pessoa que alegou ter recebido um telefonema semelhante de um voluntário de. "Eu disse, 'Não preciso aguentar isso e desliguei", contou Leslie Sheeder em uma entrevista.

De sua parte, Edwards declarou ter recebido relatórios de telefonemas feitos no meio da noite por pessoas "se apresentando como parte de nossa campanha, o que é falso".

"Isso é simplesmente uma campanha completamente negativa, condizente com o que vimos até agora", acrescentou o senador da Carolina do Norte, esperando uma retratação.

As eleições primárias de segunda-feira à noite colocarão o partido em uma trilha para selecionar um desafiante do presidente George W. Bush neste outono.

Isso fez de Bush um especta

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo