Rio de Janeiro, 05 de Novembro de 2024

Eleição dos EUA desperta interesse dos Estrangeiros

Arquivado em:
Segunda, 26 de Julho de 2004 às 01:33, por: CdB

O número de visitantes estrangeiros na Convenção Nacional do Partido Democrata que começa nesta segunda-feira em Boston mostra um interesse sem precedentes do mundo todo nas eleições presidenciais americanas de 2 de novembro. A avaliação é da ex-secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright.

- A quantidade de visitantes estrangeiros na Convenção reflete a preocupação geral em relação ao que acontece em nosso país -  comentou Albrith, que foi responsável pela diplomacia americana no governo de Bill Clinton. Albright censurou vários aspectos da Política Externa do governo de Bush, citando, por exemplo, o Oriente Médio e a Coréia do Norte.

- Um governo americano não pode se permitir não estar pessoal e profundamente envolvido se quiser tentar levar a paz ao Oriente Médio - afirmou.

- O famoso 'Mapa da Paz' nunca saiu do papel - criticou, acrescentando, que um "governo de Kerry fará um grande esforço para resolver essa crise".

A ex-secretária de Estado disse que existe "uma grande diferença de aproximação" entre "tratar nossos aliados como liliputianos (em uma referência ao país imaginário do livro 'Viagens de Gulliver', no qual os habitantes tinham apenas seis polegadas de altura) ou considerá-los como multiplicadores de (nossa) força e sócios para enfrentar as maiores ameaças da nossa época".

A convenção espera mais de 700 participantes de 120 países, informou Kenneth Wollack, presidente do Instituto Democrata Nacional, que recebe as delegações estrangeiras.

Entre esses representantes, há "105 diplomatas em Washington, 10 ex-presidentes ou primeiros-ministros, uma dezena de ministros e líderes parlamentares e cerca 500 dirigentes políticos estrangeiros", detalhou.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo