As equipes e montadoras da Fórmula 1 que planejam uma nova categoria a partir de 2008 acertaram na quinta-feira um boicote à reunião com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
As nove equipes, todas com exceção da Ferrari, e cinco montadoras tomaram a decisão após um encontro em Londres e estão levando adiante o projeto para a nova série.
O presidente da FIA, Max Mosley, convidou todas as equipes para uma reunião no dia 15 de abril em Paris para debater os regulamentos para 2008, já que o atual acordo entre as partes se encerra em 2007.
"Ninguém vai à reunião com Max e haverá um comunicado à imprensa para confirmar isto", disse o chefe executivo da BAR, Nick Fry, à Autosport-Atlas.
"Temos um bom alinhamento entre as nove equipes e as cinco montadoras... com cada uma das equipes trazendo bons progressos sobre o que está acontecendo."
"Mas este trabalho levará alguns meses para ser concluído. Ainda estamos montando nossa programação, e teremos prazer em dividir algumas coisas com a FIA e Bernie Ecclestone (empresário da Fórmula 1) provavelmente em julho ou agosto."
Até o momento apenas a Ferrari, que recusou-se a acatar a decisão para cortar o números de testes da F1, já acertou a renovação do atual acordo com a FIA até 2012.
A aliança das montadoras BMW, Renault, DaimlerChrysler, Honda e Toyota deseja uma maior porcentagem das receitas e pedem maior transparência na administração de Ecclestone.