Rio de Janeiro, 09 de Novembro de 2024

Marrocos: Autoridades impedem manifestação fundamentalista

Arquivado em:
Sábado, 17 de Janeiro de 2004 às 14:29, por: CdB

As forças de segurança impediram neste sábado, o acesso de militantes fundamentalistas à região onde está o consulado francês no centro de Rabat (Marrocos), onde estava marcada uma manifestação de protesto contra a postura da França de impedir o uso do véu nas escolas públicas desse país.

Essa manifestação foi convocada por associações fundamentalistas que criticaram a decisão das autoridades francesas contra a utilização do véu pelas meninas muçulmanas nas escolas públicas da França.

As autoridades marroquinas anunciaram ontem que a manifestação estava proibida, decisão que foi qualificada pelo órgão da imprensa do fundamentalista Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), Attaydid, de "inaceitável".

Attaydid publicou que "enquanto as autoridades francesas permitem que os muçulmanos organizem manifestações na França, as autoridades marroquinas não permitem organizar uma manifestação diante do consulado da França em Rabat".

Em números anteriores, Attaydid criticou a postura de uma das grandes autoridades religiosas do Egito, o xeque Mohamed Tantaui, que considera que a França tem todo o direito de adotar a postura de proibir o véu nas escolas públicas.

Enquanto isso, em Paris e outras cidades francesas estão marcadas para esta tarde manifestações que devem reunir milhares de defesores do véu islâmico.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo